Leitura Documentária: Estudos Avançados Para A Indexação – O desejo de desvelar os mecanismos subjacentes à leitura documentária e contribuir para o avanço das reflexões científicas no Brasil motivou a organização desta obra, fruto da colaboração científica entre as pesquisadoras Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, Campus de Marília, Profa. Dra. Dulce Amélia de Brito Neves da Universidade Federal da Paraíba e Profa. Dra. Paula Regina Dal’Evedove da Uni-versidade Federal de São Carlos, que encontram nos estudos da representação temática da informação um elo comum.
Apresenta uma coletânea de resultados de pesquisas que proporciona ao leitor uma rica reflexão acerca da leitura documentária. Seus capítulos resgatam e discutem, de forma verticalizada e atual, os referentes teóricos e metodológicos do processo de leitura documentária mediante um diálogo interdisciplinar, o que torna esta obra um convite aos profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de Ciência da Informação que buscam uma aproximação crítica com o papel da leitura documentária no processo de indexação.
A investigação do processo de leitura documentária, como ato cognitivo ou semiótico, precisa ir além e combinar as variáveis para descobrir como a leitura de um texto narrativo poderá ser realizada a partir da finalidade de um sistema de recuperação de uma biblioteca universitária.
Para atender diferentes lacunas existentes, foram convidados autores da área de Ciência da Informação que investigam diferentes finalidades de leitura documentária para diferentes estruturas textuais em diferentes contextos para compor esta coletânea buscando aprofundar o tema “leitura documentária”, ampliar a literatura produzida e buscar ampliar a reflexão sobre esta prática.
Com os resultados das investigações realizadas em torno do tema os textos dos 11 capítulos desse livro que, além de revisar a literatura científica sobre o tema em Ciência da Informação e de áreas interdisciplinares, demonstram avanços e inovações com a finalidade de contribuir com atualização teórica e a elaboração de metodologias aos processos de Organização e Representação do Conhecimento.

 

Camisa Bailarina

Deixe uma resposta