Una Mirada A La Ciencia De La Información Desde Los Nuevos Contextos Paradigmáticos De La Posmodernidad – As mudanças sempre vêm acompanhadas de elementos de inovação, gerados por algo ou alguém para atender necessidades ou demandas. Novos processos, produtos, conhecimentos e ferramentas são criados para viabilizar avanços, perspectivas e condições não existentes.
O entendimento dessas mudanças e o conhecimento dos elementos de inovação, bem como das necessidades e demandas que os impulsionaram, precisam de contextualização temporal e situacional a partir de estudos teóricos e metodológicos que, além de definir, conceituar, descrever e caracterizar pode organizar os conhecimentos de forma reflexiva e crítica.
Tais estudos propiciam a observação de problemas, novos caminhos e melhor integração culturais dos profissionais e sociedade em geral frente aos desafios da “desacomodação” que as mudanças provocam, embora estejam sempre associadas à melhoria do bem estar social.
Nessa perspectiva, as mudanças que ocorrem no modo de trabalho influenciam a construção de novos conhecimentos e, por conseguinte, a evolução das áreas de conhecimento, sobretudo as que se relacionam com a informação e comunicação, contexto a priori e naturalmente sujeito a mudanças haja vista a intensa aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Esse cenário de mudanças é constantemente associado às tecnologias de inovação e mais especificamente às TICs como se a existência delas houvesse propiciado mudanças. No entanto, outros fatores, em realidade, tornaram possível a criação de tecnologias de inovação que auxiliaram o desenvolvimento de novas formas de trabalho e de bem estar social.
Um exemplo muito conhecido da humanidade são os inventos de Leonardo Da Vinci que, embora tivesse previsto o helicóptero, o avião e armas de guerra, não puderam ser construídos porque não existiam, em sua época, os demais fatores de mudança que tornariam realidade essas tecnologias que imaginou.
Por esses motivos, além dos aspectos sociais, econômicos e políticos, é que os estudos teóricos e metodológicos têm grande influência sobre as mudanças, científica e profissional, porque observam analiticamente o contexto no qual ocorrem, tanto do ponto de vista histórico quanto de outros aspectos que, não necessariamente, são vinculados, mas que tem preponderância quando a observação é feita de modo abrangente e conjuntural.

 

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