Kant E O A Priori – Os ensaios reunidos neste livro abordam o tema do a priori, tal como ele ocorre no pensamento de Kant. Sendo este reconhecidamente o mais central e o mais óbvio dos temas da filosofia kantiana, ele é também, apesar disso, e talvez precisamente por isso, um dos menos estudados e dos menos compreendidos na sua amplitude e nas suas implicações, pelo que, apesar da muito familiar ocorrência e insistente invocação, ele continua sendo uma das expressões mais problemáticas e ambíguas do vocabulário kantiano.
Publicam-se neste volume os trabalhos apresentados no IX Colóquio Kant “Clélia Martins”, que teve lugar em Marília de 10 a 14 de agosto de 2015, subordinado ao tema: “Pensar [o] A Priori: Tema e Variações”. Com esta edição se concluiu uma série de quase uma dezena de colóquios dedicados a tópicos da filosofia kantiana realizados com notável regularidade ao longo de pouco mais de uma década. A circunstância consente, pois, que se proceda a uma apreciação retrospetiva da experiência decorrida.
Os colóquios kantianos de Marília chamaram-se inicialmente “Colóquios de História da Filosofia”. Seu propósito, abordando a cada dois anos diferentes pensadores e doutrinas, era o de revezar com o tradicional evento do Departamento de Filosofia da UNESP, as “Jornadas de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas”, as quais, então, teriam enfoque predominantemente “filosófico”, em torno de problemas e soluções filosóficos ou multidisciplinares, contemporaneamente identificados como tais, não, pois, “histórico-filosófico”, com abordagens preferencialmente explicativas ou comentarísticas. Por conta da boa receptividade obtida em março de 2004 com o evento em comemoração ao Bicentenário da Morte de Kant, contudo, foi proposto ao Departamento de Filosofia da UNESP que o II Colóquio de História da Filosofia, o qual viria a realizar-se em agosto de 2006, fosse outra vez consagrado ao pensador de Königsberg.
E assim se deu, tal encontro, coordenado por Clélia Martins, tendo abordado o tema: “Kant e o Kantismo: Heranças Interpretativas”. A partir de 2008, com o incentivo de vários colegas participantes das duas primeiras edições de tais colóquios, escolheu-se transformá-los em “Colóquios Kant de Marília”. Seis anos depois, com o passamento repentino e precoce de Clélia Martins, esses encontros, em justa homenagem póstuma à professora, pesquisadora, orientadora e tradutora de obras de Kant, foram renomeados “Colóquios Kant ‘Clélia Martins’”.

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta