Avaliação Da Fala E Da Linguagem

Avaliação Da Fala E Da Linguagem: Perspectivas Interdisciplinares - Esta obra traz em sua consecução a possibilidade de um olhar amplo, detalhado e atual sobre paradigmas conceituais e avanços tecnológicos. Em seus três segmentos são abordados aspectos da genética como subsídios necessários para entender as síndromes e alguns dos transtornos do desenvolvimento

, são apresentados os recursos tecnológicos utilizados na avaliação da fala, distúrbios da fluência e ressonância, que permitem análises mais objetivas e fidedignas dos comportamentos observados, também são apresentados protocolos de avaliação fonoaudiológica atualmente utilizados como balizadores do desenvolvimento infantil possibilitando planejar a intervenção e pensar em prognóstico, são discutidos protocolos para avaliação da fala e avaliação miofuncional orofacial.
Parafraseando Guimarães Rosa “[...] as coisas acontecem no devagar depressa do tempo [...]” podemos airmar que para a fonoaudiologia, a história, em seu suceder, não foi diferente.
Inicialmente, como em qualquer ciência já constituída, foi preciso delimitar o objeto de estudo, buscar métodos e paradigmas conceituais que permitissem reconhecê-lo e estudá-lo.
No começo, trabalhamos com conceitos, métodos e paradigmas emprestados de outras áreas já consolidadas. Aos poucos fomos ganhando autonomia e organizamos os conhecimentos sobre os processos da linguagem e da fala, resultantes das pesquisas. Estes foram veiculados em revistas da área que também se constituíam como veículos de divulgação de nossas conquistas. Surgiram os tratados, os livros.
Nossa abordagem sobre os processos da linguagem e da fala cursam do diagnóstico à intervenção e leva em conta toda a complexidade que lhes é peculiar. Considera o homem em suas dimensões biológica, psicológica e sócio-cultural, buscando compreendê-lo sendo no mundo.
Hoje, deinido o objeto de estudo, os métodos para estudá-lo e os paradigmas conceituais que dão sustentação às discussões, relexões e contestações, podemos compartilhar em igual condição, dos saberes de outras ciências, com suas possibilidades e limites.
Esta visão interdisciplinar é profícua em nosso cotidiano clínico e acadêmico, subsidia o processo de compreensão também na avaliação da fala e da linguagem, temática deste livro.

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Avaliação Da Fala E Da Linguagem: Perspectivas Interdisciplinares – Esta obra traz em sua consecução a possibilidade de um olhar amplo, detalhado e atual sobre paradigmas conceituais e avanços tecnológicos. Em seus três segmentos são abordados aspectos da genética como subsídios necessários para entender as síndromes e alguns dos transtornos do desenvolvimento, são apresentados os recursos tecnológicos utilizados na avaliação da fala, distúrbios da fluência e ressonância, que permitem análises mais objetivas e fidedignas dos comportamentos observados, também são apresentados protocolos de avaliação fonoaudiológica atualmente utilizados como balizadores do desenvolvimento infantil possibilitando planejar a intervenção e pensar em prognóstico, são discutidos protocolos para avaliação da fala e avaliação miofuncional orofacial.
Parafraseando Guimarães Rosa “[…] as coisas acontecem no devagar depressa do tempo […]” podemos airmar que para a fonoaudiologia, a história, em seu suceder, não foi diferente.
Inicialmente, como em qualquer ciência já constituída, foi preciso delimitar o objeto de estudo, buscar métodos e paradigmas conceituais que permitissem reconhecê-lo e estudá-lo.
No começo, trabalhamos com conceitos, métodos e paradigmas emprestados de outras áreas já consolidadas. Aos poucos fomos ganhando autonomia e organizamos os conhecimentos sobre os processos da linguagem e da fala, resultantes das pesquisas. Estes foram veiculados em revistas da área que também se constituíam como veículos de divulgação de nossas conquistas. Surgiram os tratados, os livros.
Nossa abordagem sobre os processos da linguagem e da fala cursam do diagnóstico à intervenção e leva em conta toda a complexidade que lhes é peculiar. Considera o homem em suas dimensões biológica, psicológica e sócio-cultural, buscando compreendê-lo sendo no mundo.
Hoje, deinido o objeto de estudo, os métodos para estudá-lo e os paradigmas conceituais que dão sustentação às discussões, relexões e contestações, podemos compartilhar em igual condição, dos saberes de outras ciências, com suas possibilidades e limites.
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