Guia De Fontes De Informação Para Editores De Periódicos Científicos – O guia pretende auxiliar os editores científicos e de outras áreas na busca de informações que facilitem as tarefas editoriais.
Traz informações sobre associações e conselhos de editores científicos; bancos e bases de dados que contenham informações sobre periódicos científicos; cursos, treinamentos e eventos na área de editoração científica; itens de informação que identifiquem instituições que mantêm índices de citações científicas; entidades avaliadoras de revistas científicas e agências de fomento ou instituições que possuem programa de financiamento editorial; itens de informação que identifiquem listas de discussões sobre temas relacionados aos periódicos científicos; livros nacionais e estrangeiros sobre editoração científica; guias e manuais de estilo e editoração; normas técnicas e políticas editoriais; periódicos; e softwares que ajudem na formatação e na construção de periódicos eletrônicos.
A estrutura formal de cada documento, suas propriedades e conteúdos temáticos, obedecem a uma série de formalidades que objetivam o controle e a acessibilidade. As publicações periódicas agilizam o processo de formação e regulação das comunidades científicas, estruturando seus respectivos campos de conhecimento e estabelecendo uma referência entre os especialistas. Os periódicos científicos, por sua versatilidade com variações em forma e conteúdo, tornaram-se, rapidamente, a publicação com maior demanda na atualidade, atendendo de forma eficiente e diversificada as necessidades de informação da ciência moderna.
O volume de periódicos, em diferentes suportes e formatos, é mais um indicador da importância dessa publicação, demonstrando que a atividade editorial (e sua correta condução) é fundamental no processo de comunicação.
Padrões internacionais foram aceitos em todo o mundo para facilitar o intercâmbio das pesquisas e sua recuperação. A especialização e a normalização são decorrentes da ciência moderna, mas também respondem às necessidades do governo, da indústria e do comércio, reafirmando a conexão entre diversos setores da sociedade e o conhecimento científico.
Encontramos na obra Guia De Fontes De Informação Para Editores De Periódicos Científicos, primeiro suplemento especial publicado na série TEMPUS, uma oportuna orientação para as tarefas de editores e especialistas interessados por tão importante tópico da comunicação científica.
O trabalho realizado pelos especialistas Miguel Angel Márdero Arellano, Fernando César Lima Verde, Fernanda Passini Moreno e Maria Mércia Barradas, com a vigorosa orientação do Professor Dr. Murilo Bastos da Cunha (Programa de Pós-graduação do Departamento de Ciência de Informação e Documentação da Universidade de Brasília – CID) detalha com propriedade informações que facilitam o acesso, de forma organizada e consistente, a um conjunto de informações essenciais a prática de edição científica e organização acadêmica das revistas.
Temos assim em uma única obra uma completa relação de Base de dados, Livros e Manuais sobre o assunto, além de uma seleção de Associações e Entidades que disponibilizam orientações para a tarefa de editoração destes documentos.

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta