Inventários De Cenas Vol. II: Mapeamento De Fontes Sobre O Teatro – DF é o título do projeto de pesquisa multidisciplinar financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF – Edital 08/2016). Como o título indica, seu objetivo foi o de inventariar, organizar, sistematizar, disseminar e divulgar as informações sobre o teatro – DF contidas nas matérias do Jornal de Brasília, no período entre 10 de dezembro de 1972 e 31 de dezembro de 1999.
Para cumprir com esse recorte cronológico de 27 anos, foram quatro anos de pesquisas (2012, 2013, 2014 e 2017) envolvendo cerca de 30 pessoas que estudaram, elaboraram, aplicaram e avaliaram uma metodologia que garantisse qualidade ao folhear todas as páginas do jornal e eficácia na localização e seleção de notícias sobre teatro no DF.
O trabalho consistia, igualmente, no resumo das matérias, no tratamento técnico das informações, na revisão, disseminação e divulgação desse conteúdo à sociedade por meio de catálogo em versão eletrônica e base de dados, ambos disponíveis em sistema web (www.necoim.com.br), e também catálogo impresso (sob guarda do Arquivo Público do DF e da Biblioteca Central da UnB) com distribuição gratuita.
O resultado do mapeamento e da consolidação documental devolvem à sociedade 27.641 registros selecionados com os resumos das reportagens que, juntas, podem construir uma cartografia da atividade cênica do DF. Os registros identificam artistas, grupos, espetáculos, produções, demandas, conquistas, políticas, organizações, hábitos e estilos dos saberes e fazeres teatrais que circulavam pela cidade de 1972 a 1999, ou seja, nas três últimas décadas do século XX.
Do mesmo modo, esses resultados também representam esforços concretos para promover a pesquisa sobre teatro no e do Distrito Federal, preservar parte da memória teatral da cidade, valorizar histórias e ações das gerações passadas com seu legado às do presente e, por fim, cumprir com o dever público de dar acesso e informação à sociedade. Vale enfatizar que os documentos originais (coleção hemerográfica) estão no acervo da empresa Jornal de Brasília, em Brasília.

Baixe o Vol. I aqui.

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta