Boas Práticas: Caminhos E Descaminhos No Processo De Desinstitucionalização – A partir das razões e desrazões que permeiam o sistema psiquiátrico é importante repensar as bases que fundamentaram a reforma psiquiátrica brasileira. A psiquiatria democrática italiana demonstrou ser possível a desconstrução do manicômio como possibilidade única de entender e tratar a loucura. O objetivo não foi negar a doença mental e, consequentemente, deixar de tratá-la. Foi a negação do manicômio, como representante de uma estrutura repressivo-custodial. Só nos espaços de liberdade e nos exercícios de cidadania, é que se pode promover saúde.
Na Itália o fim do hospital psiquiátrico foi o ponto de chegada e não de partida. Enquanto Países como Inglaterra e França tentavam fazer suas reformas sob uma perspectiva de reorganização modernizadora, criando serviços psiquiátricos alternativos, articulados aos hospitais, na Itália o movimento iniciado por Franco Basaglia, promoveu transformação na assistência e na política de saúde, substituiu o hospital psiquiátrico por uma rede de serviços no território: atenção à crise, moradia, reabilitação, cooperativas sociais, centros para tóxico-dependências, ambulatórios e outros.
O sistema de políticas inovadoras de saúde mental da região Friuli Venezia Giulia e em particular a experiência de Trieste/Itália, é reconhecida pela organização Mundial de Saúde (OMS) como centro piloto da reforma do sistema psiquiátrico pela aquisição dos direitos civis e sociais dos at res sociais com problemas de saúde mental.
Em Trieste há um fluxo anual de aproximadamente mil pessoas, vindas de diversas partes do mundo. Profissionais, estudantes e pesquisadores, que participam de visitas, estágios, bem como intercâmbio em pesquisa, buscando no modelo triestino, respostas inovadoras em termos de terapias e sistemas de atendimento. Estes protagonistas da saúde mental produziram um crescente apelo para suas formações dentro de uma proposta desinstitucionalização. Este intenso movimento levou o Departamento de Saúde Mental de Trieste em parceria com a OMS a realizar Franca and Franco Basaglia International School, um evento promovido em diferentes países, com o objetivo de levar a experiência italiana e dialogar com outras experiências acerca do processo de desinstitucionalização.

 

Camisa “Espere Eu Acabar Esse Capítulo!”

Deixe uma resposta