Desafios Para A Docência Em Arte: Teoria E Prática – Os textos que compõem este e-book são fruto de experiências de professores de Arte em processo de formação continuada e por esta característica comum, revelam o quão potente e diversa podem ser as experiências de educadores comprometidos com suas práticas e seus próprios processos de formação.
Desafios Para A Docência Em Arte traz uma seleção dos trabalhos finais do Curso de Especialização em Arte, curso realizado por docentes do Instituto de Artes da Unesp dentro do Programa Rede São Paulo de Formação Docente, Redefor, da Secretaria de Estado de Educação. Um curso oferecido aos professores de Arte da rede estadual paulista e realizado na modalidade a semipresencial.
Nesta edição do curso tivemos quase trezentos trabalhos de conclusão. Para chegar a esta seleção aqui publicada, dos dez melhores trabalhos, uma equipe de avaliadores formada pela coordenadora desse curso, Rejane G. Coutinho, pela professora autora e especialista Rita Luciana Berti Bredariolli, e pela representante dos orientadores educacionais, Silvana Brunelli, procedeu a uma primeira triagem a partir das indicações dos orientadores, levando também em conta as avaliações/notas das bancas examinadoras.
Com esta primeira seleção, ficamos com trinta bons trabalhos para examinar de forma mais apurada, privilegiando aqueles que se desenvolveram alinhavando a prática docente com a teoria estudada ao longo das disciplinas e incluindo também algumas boas reflexões teóricas que dialogaram com os referenciais explorados no curso. Por fim, a diversidade dos temas selecionados foi também um critério importante, ainda que não explícito inicialmente, por revelar o alcance dos estudos e reflexões possibilitadas pelo curso.
Importante ressaltar que todo o processo de seleção dos textos foi pautado pelo eixo organizador do projeto do curso, que convida o professor a refletir sobre sua própria formação, buscando valorizar suas experiências pessoais e profissionais como ponto de partida para explorar o novo e, ao mesmo tempo, como espaço de encontro consigo mesmo.
Observando a linha de um corpus teórico com acento na prática docente, elencamos os artigos de Ana Luiza Bernardo Guimarães, Alessandra Pereira Matias Ugino, Marcio Rogério Ferreira de Souza, Lucia Quintiliano e Carla Cristina Bojorque.

 

 

 

Deixe uma resposta