As Aglomerações Industriais Do Rio Grande de Sul Vol. I: Aspectos Sociais E Econômicos Do Desenvolvimento – Esta publicação é resultado de artigos apresentados nos Grupos de Trabalho do “XIII Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais do RS”, ocorrido na Universidade de Caxias do Sul, nos dias 6 e 7 de outubro de 2014. O mesmo reuniu professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de discutir os diversos enfoques do desenvolvimento regional.
Busca-se, através desta publicação, não apenas expor resultados de pesquisas, mas analisar o estágio das diferentes contribuições que os pesquisadores da área podem oferecer e os possíveis grupos de pesquisa que possam surgir desses trabalhos entre os mesmos.
O debate sobre os diferentes estágios de desenvolvimento do Rio Grande do Sul e de suas regiões tem se intensificado, sobretudo, neste início do século XXI. Assim, perguntas como: Qual é o ritmo do crescimento ou do desenvolvimento econômico gaúcho? Quais razões levam à diferença de desempenho socioeconômico e ambiental entre os Coredes? Como as instituições privadas têm reagido aos incentivos do setor público? Qual é a dinâmica do mercado de trabalho em Caxias do Sul e na região? O turismo é fonte de emprego e desenvolvimento?
O objetivo de As Aglomerações Industriais Do Rio Grande de Sul é contribuir para a busca de algumas respostas a essas indagações, na forma de diferentes artigos de pesquisadores, que têm se debruçado
sobre esse tema. No entanto, não se busca uma única resposta ou fórmulas prontas para todos os problemas. Possivelmente, outras indagações serão colocadas. Isso é ciência.
Ao longo dos artigos, é possível perceber que a temática é transdisciplinar, e que os diferentes autores apontam que o desenvolvimento regional é uma temática muito difícil de lidar. No entanto, admitem que não seria de se esperar linearidade e simplicidade no processo de desenvolvimento em geral.

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta