Ambiências Comunicacionais E Vivências Midiáticas Digitais De Internautas Em Telecentros De Acesso Público – Esta pesquisa se propôs a descrever e interpretar a ambiência midiático-comunicacional dos telecentros de acesso público e gratuito e as vivências midiáticas digitais de internautas participantes das experiências de inclusão digital dos projetos Faróis do Saber, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e Paranavegar, do Governo Estadual do Paraná.
O livro traz uma produção intelectual de singular valor, oferece reflexões epistemológicas estratégicas, em especial nos diálogos que estabelece com Bachelard, Bateson e Marx, combinando esses aprofundamentos com as formulações plurimetodológicas que estruturou no contexto do GP-PROCESSOCOM do qual é um dos seus fundadores e um alicerce central de sua continuidade.
No texto, nos seus cinco capítulos, é possível constatar a profunda imbricação de aspectos metateóricos transcendentes em realização combinada e fluída com pesquisas empíricas produzidas pelo autor com entusiasmo, inspiração e compromisso em vários estados do Brasil e na Catalunha. Juciano Lacerda mostra nestes escritos como tem sido capaz de produzir teoria viva, argumentos que assumem as problematizações sem apagar as responsabilidades sociais, políticas, éticas e filosóficas da pesquisa.
O que atualmente pensamos como problemáticas transmidiáticos, que necessariamente demandam uma perspectiva epistêmica transmetodológica, tem sido desbravadas e construídas por Juciano de Sousa Lacerda de modo livre, rigoroso e renovador. Este livro-tese oferece para os professores, estudantes, pesquisadores e a comunidade acadêmica da comunicação um conjunto de reflexões teóricas sobre as problemáticas da informatização das sociedades, a respeito dos processos de mediação transcultural, acerca da midiatização e sobre as mudanças socioculturais, contribuindo de maneira dialógica, instigante e crítica para a formação da nova geração de profissionais e investigadores em comunicação.
O livro também aborda as problemáticas da exclusão, das diferenças sociais, das alteridades socioculturais, pesquisando sujeitas e sujeitos das classes populares no seu empenho por assumir as vivências em comunicação digital como um direito de realização sociocultural relevante. As reflexões, questionamentos, informações e conhecimentos que o livro oferece mostram a importância crucial que os jovens, adolescentes e crianças dão aos seus mundos conversacionais, tornando-os ambientes e inter-relações comunicativas cotidianos de especial importância para suas vidas.

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