Tradição, Moralidade E Racionalidade: Em Diálogo Com Alasdair MacIntyre – O livro que ora apresentamos aos leitores é um esforço de registrar parte importante da produção vigente no Brasil em torno da obra filosófica de MacIntyre, bem como o diálogo acadêmico que mantemos com diversos pesquisadores da Europa, América do Sul e América do Norte.
Assim, conta com a participação de autores brasileiros, norte-americano, argentino, espanhóis e italianos, caracterizando-se como uma publicação marcada pela cooperação acadêmica internacional, mas voltado essencialmente para o leitor e o estudante brasileiro não profícuos em línguas d´alhures, disponibilizando todos os textos em nossa língua pátria.
Esperamos que o livro possa ser ferramenta útil para a pesquisa entre aqueles que se interessam sistematicamente pela obra de MacIntyre, bem como aqueles que querem se aproximar dela sem qualquer pretensão de um estudo verticalizado. O livro será bastante proveitoso para ambos os tipos de leitores, pois inclui trabalhos resultantes de estudo sistemático, bem como provê uma visada de diversos problemas filosóficos que a obra macintyriana alcança em sua reflexão.
E, como o subtítulo o expressa, é um esforço também de não apenas apresentar ou reproduzir as teses existentes no pensamento do próprio MacIntyre, mas de dialogar com ele e sua filosofia, demarcando a interlocução que este mantém com diferentes filósofos – Aristóteles, Tomás de Aquino, Gadamer, Horkheimer, Charles Taylor, Nietzsche, Marx –, e também pensando junto com ele e em diálogo com outros autores que MacIntyre originalmente não tratou direta ou indiretamente em sua obra – Hannah Arendt, Éric Weil, Waldenfels, M. Midgley, Paul Feyerabend e Emannuel Mounier.
Essa amplificação das temáticas macintyrianas aqui buscada é importante não apenas como exercício intelectual dos nossos autores na esgrima dos conceitos e argumentos em torno dos aspectos e objetos abordados pelas pesquisas de cada um(a), mas também o cultivo da atividade filosófica como tal, vez que se quer aqui pensar com MacIntyre, para além dele e quiçá mesmo contra ele, no espírito daquilo que ele mesmo definiu como uma tradição filosófica viva.

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta