Curso Básico De Teorias Da Comunicação – O sumário de um livro de Teorias da Comunicação, hoje, não apresenta grandes surpresas; nossas escolas e autores “clássicos” já são mais ou menos consensuais. No entanto, cada manual dessa área é resultado de um processo de seleção e reflete uma forma de empreender esse caminho e de interpretar suas escolhas. A particularidade que reivindicamos para nosso trabalho é o fato de resultar da maturação que ocorreu ao longo de muitos anos, da discussão de muitos/as alunos/as.
Trata-se de um percurso, acreditamos, bastante didático e capaz de promover de forma adequada a introdução de um iniciante nos estudos comunicacionais. Curso Básico De Teorias Da Comunicação é resultado da trajetória de Vera França e Paula G. Simões como professoras de Teorias da Comunicação no curso de Comunicação da UFMG. Mais do que um elenco de teorias, procurou-se compreender de que maneira cada escola respondeu às demandas de seu tempo e construiu uma forma de leitura da prática comunicacional das sociedades em que se desenvolveram.
O Curso Básico De Teorias Da Comunicação é uma obra que se soma e qualifica o sempre complexo universo das Teorias da Comunicação, com uma proposta reflexiva sobre a trajetória da área e com um diferencial em relação a outros livros: uma orientação teórica explícita e propositiva, em tom didático, para auxiliar tanto professores como alunos.
As autoras iniciam e finalizam o livro contando a história de sua elaboração, compartilhando com o leitor os desafios de lidar diariamente em sala de aula com a formação de comunicadores e dimensionando a importância das teorias para orientar, atualizar e tensionar a pesquisa e a prática comunicacionais. Como professoras, e outrora alunas, França e Simões contextualizam as contingências que envolvem a produção de conhecimento, conferindo ao livro uma importância ainda maior, além do seu próprio conteúdo. Mostram o quanto o conhecimento é fruto de trajetórias, enfrentamentos, aprimoramentos, retornos e avanços e, sobretudo, é um trabalho coletivo.
O caráter didático se configura também por uma abordagem reflexiva das autoras em todo o texto: elas pontuam os marcos teóricos articulados à constituição da área da Comunicação, evidenciando a importância desses conteúdos para a compreensão da área na atualidade, independentemente da posição teórica que defendem. Os primeiros estudos empíricos e as pesquisas científicas realizadas constituem a base para a compreensão, por exemplo, da extensão curricular da área, bem como das discussões em torno do objeto de estudo da Comunicação.

Camisa Árvore Do Conhecimento

Deixe uma resposta