Memória E Patrimônio: Temas E Debates – O presente livro resulta dos temas, debates e discussões desenvolvidas durante o Colóquio Internacional Memória e Patrimônio, realizado entre os dias 09, 10 e 11 de outubro de 2017 nas dependências do Museu do Doce-UFPel, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Além das comunicações apresentadas pelos participantes, também constam palestras conferidas durante as mesas redondas, trabalhos que possuem íntima relação com a temática do livro.
Antes de tecer uma breve apresentação sobre os artigos que compõem essa obra, é importante contextualizar o colóquio que reuniu pesquisadores de diferentes instituições, estados e países. Foi sua execução que permitiu a construção desse livro, e é aos autores que o compõe, aos participantes que contribuíram para realização desse evento, ao público que se fez presente durante aqueles dias que destinamos nossos sinceros agradecimentos.
O Colóquio Internacional Memória e Patrimônio, organizado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas teve como principal objetivo promover um momento de debate com pesquisadores de diferentes áreas sobre dois temas fundamentais na nossa sociedade: a memória e o patrimônio.
Além de conferências com nomes qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente, também foi reservado um espaço para mesas redondas, abordando diferentes temas, como os impactos da pós-graduação em memória e patrimônio na vida profissional de egressos do PPGMP; cidades, patrimônio e urbanização; patrimônio imaterial. Entendendo a importância da divulgação e debate para pesquisas em andamento, o Colóquio contou com três propostas de Simpósios Temáticos para apresentação de trabalhos: ST 01 – Patrimônio, memória e literatura; ST 02 – Patrimônio, cidades e memória; ST 03 – Patrimônio imaterial e memória.
As cidades, em sua relação com o patrimônio e a memória, foram exploradas nos primeiros dias de comunicação do Colóquio. Inicialmente previsto para o segundo dia, o número de trabalhos submetidos nesse simpósio temático exigiu uma alteração na programação do evento, pois foi necessário ampliar em dois dias o ST para dar conta da apresentação de todos os trabalhos inscritos. Os artigos que compõem a primeira parte da presente obra, intitulada patrimônio, cidades e memória, envolvem diferentes visões teóricas, metodológicas e temáticas sobre um mesmo objeto, o mundo urbano.

Camisa Pessoa

Deixe uma resposta