Filosofando: Introdução À Filosofia – A primeira intenção de uma obra de filosofia para o ensino médio não é a de formar filósofos, embora seu estudo eventualmente possa despertar vocações. O que se visa é estimular a reflexão do aluno, levando-o a desenvolver um novo olhar sobre o mundo, típico da especificidade do filosofar.
Se é verdade que a filosofia trabalha com conceitos, isso não significa que ela se distancia da vida. Muito pelo contrário, ela desenvolve a percepção sobre o cotidiano, levando as pessoas a questionarem o senso comum e a descobrirem novos significados para a existência, para as relações humanas que se estabelecem a partir dela e para o convívio com a natureza.
Todos nós sempre nos colocamos questões de caráter filosófico: O que é o ser humano? Ele é livre? O que é conhecimento? Que tipos de valores orientam a ciência? O que é ser justo? O que caracteriza um bom político? Que tipo de conhecimento a arte nos propicia? Deus existe? O que é ser moral? O que é democracia? Existem limites para a liberdade?
Essas indagações poderão ser mais bem discutidas se nos familiarizarmos com o pensamento dos filósofos, não para nos guiarmos por eles, mas para entrarmos em contato com as polêmicas que eles desencadearam, ampliando desse modo nossa capacidade de reflexão crítica.
A nossa expectativa é que Filosofando: Introdução À Filosofia contribua para desenvolver as competências típicas da reflexão filosófica e para uma intervenção crítica e responsável na sociedade atual.
Filosofando: Introdução À Filosofia tem uma organização temática, abordagem que propicia tratar os assuntos de forma contextualizada, aproximando os conteúdos da realidade vivida por alunos e professores. A opção pela abordagem temática, no entanto, não excluiu a historicidade do estudo, por isso a história da filosofia é um referencial constante, que estabelece o fio condutor da discussão dos temas.
Filosofando: Introdução À Filosofia é constituída por 37 capítulos distribuídos em 7 unidades. Cada capítulo apresenta um texto básico elaborado em linguagem clara e acessível.
O projeto gráfico, dinâmico e colorido, inclui imagens que não servem apenas como ilustração, mas funcionam como elementos de reflexão. Algumas delas são acompanhadas de textos-legenda que permitem uma leitura ampla e conceitual da imagem, estabelecendo relações entre o texto visual, os conteúdos filosóficos e a realidade em que vivemos.

Camisa “E Viva A Diferença!”

Deixe uma resposta