Desafios Do Programa Espacial Brasileiro – Trata-se de um documento que a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) criou com o intuito de realizar pesquisas e estabelecer amplo diagnóstico do programa espacial brasileiro. Visando reconhecer a capacidade instalada; mapear as iniciativas de expansão em curso, incluindo as parcerias internacionais; analisar mecanismos que estimulam a participação da indústria nacional visando à sua maior qualificação e ao consequente aumento da competitividade no cenário internacional; e, ainda, identificar necessidades e obstáculos para se alcançar os objetivos pretendidos pelo governo brasileiro no campo espacial.
O Brasil tem, no campo espacial, desafios muito grandes. Em realidade, os desafios para desenvolver  qualquer atividade humana são dois somente: o desafio dos recursos humanos e o dos recursos para a construção de instalações e equipamentos. Como formar as pessoas, como formar os técnicos, como formar os professores, como atrair jovens para essas atividades, para que a elas se dediquem; e também como dispor dos recursos, já que essa é uma atividade que não se resume apenas à atividade individual, mas é vinculada a equipamentos de custo muito elevado, desde os grandes computadores aos equipamentos para a construção de satélites, para o lançamento de veículos, para a construção das plataformas. São recursos muito significativos. Esses são, na realidade, desafios muito grandes. Há os desafios técnicos, tecnológicos, de conhecimento, mas certamente, sem os recursos humanos e financeiros, dificilmente se pode vencê-los.
A estratégia de desenvolvimento por meio do esforço próprio é vital, já que, nessa área, a transferência de tecnologia sempre é muito difícil e obstaculizada. Há a necessidade de desenvolver os equipamentos, de desenvolver conhecimento no Brasil, assim como há necessidade, eventualmente, para permitir a aceleração desse processo de aquisição de conhecimento, de celebrar acordos com outros Estados que estejam dispostos a efetivamente promover a transferência de tecnologia. Essa é uma estratégia que está em curso. Há acordos de colaboração com diversos países, em distintos níveis e atividades, tal como o acordo com a Ucrânia. Essas são iniciativas que têm de ser conduzidas com habilidade, de forma que haja real transferência de conhecimento.

Camisa Coração

Deixe uma resposta