Princípios De Economia Política – Thomas Robert Malthus foi um dos primeiros pesquisadores a analisar dados demográficos e econômicos para justificar sua previsão de incompatibilidade entre o crescimento demográfico e à disponibilidade de recursos. Nesta sua obra: Princípios De Economia Política Malthus desenvolveu importantes conceitos retomados quase um século depois por Keynes em sua famosa ‘Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda’, como o papel do governo na geração de empregos.
Ao acompanhar a controvérsia que se desenvolve ao longo do Princípios De Economia Política, o leitor encontrará a discussão de questões econômicas da mesma natureza daquelas que preocupam os responsáveis pelo destino político das nações do nosso tempo.
A ciência da Economia Política assemelha-se mais às ciências éticas que à ciência da Matemática.
Essa conclusão, baseada num exame dos tópicos com os quais a Economia Política está intimamente relacionada, é reforçada pelas diferenças de opinião existentes entre aqueles que dedicaram grande parte de sua atenção a esse estudo.
Os economistas e Adam Smith divergiam em algumas questões importantes em Economia Política, embora concordassem em outras ainda mais importantes.
Continuam existindo diferenças de opinião sobre questões de grande relevância entre os mais ilustres autores modernos.
A determinação exata dessas questões é de grande consequência prática.
Um acordo entre os principais autores de Economia Política seria muito proveitoso do ponto de vista do prestígio da ciência em sua aplicação prática.
No estágio atual da ciência, um esforço para esclarecer alguns pontos importantes, ainda que controvertidos, pode ser mais útil que uma tentativa de estruturar todo um novo tratado.
A principal fonte de erro e das diferenças que existem no momento entre os autores científicos em Economia Política parece-me estar na tentativa precipitada de simplificar e generalizar; e enquanto seus oponentes mais práticos tiram inferências demasiado apressadas a partir de um apelo frequente a fatos parciais, aqueles autores colocam-se no outro extremo e não tentam comprovar suficientemente suas teorias mediante referências àquela experiência ampliada e abrangente que, em assunto tão complexo, é a única que pode estabelecer sua verdade e utilidade.

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta