O Que É Mito – O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de “estar no mundo” ou as relações sociais.
Mas, o mito é também um fenômeno de difícil definição.
Por trás dessa palavra pode estar contida toda uma constelação, uma gama versificada de ideias. O mito faz parte daquele conjunto de fenômenos cujo sentido é difuso, pouco nítido múltiplo. Serve para significar muitas coisas, representar várias ideias, ser usado em diversos contextos. Qualquer um pode, sem cerimônia, utilizar a palavra para designar desde o “mito” de Édipo ao “mito” Michael Jackson, passando pelo “mito” da mulher amada ou da eterna juventude. O mito é também uma palavra que está em moda. Um conceito amplo e complexo, por trás de uma palavra chique.
Por tudo isso, vamos caminhar com cuidado. Tateando, pouco a pouco, na busca dos principais fios condutores que mostrem as entradas (e, principalmente) as saídas deste labirinto de ideias em torno do mito. Vamos saber o que é mito como quem arma um quebra-cabeças. Juntando peças espalhadas e vendo surgir o esboço de uma figura.
Talvez a peça fundamental desse complicado quebra-cabeças seja aquilo que está dito lá em cima na primeira frase: o mito é uma narrativa, uma fala. Esta é a noção mais básica, ampla e geral que se pode ter do mito. Acho que os mais diferentes “mitólogos” concordariam com ela.
Mas o mito não seria uma narrativa ou uma fala qualquer. Se assim o fosse ele se descaracterizaria, perderia sua especificidade. Seria tragado, submerso pelo oceano de narrativas, falas e discursos humanos. O que marca o ser humano é justamente sua particularidade de possuir e organizar símbolos que se tornam linguagens articuladas, aptas a produzir qualquer tipo de narrativa. O ser humano fala e muito. Se o mito fosse uma narrativa ou uma fala qualquer, estaria diluído completamente.

Camisa O Livro E A Fantasia

Deixe uma resposta