Misticismo E Lógica – Esta coleção de ensaios do grande filósofo inglês inclui textos escritos e elaborados em diferentes períodos, mas intimamente ligados: os elementos unificadores são a visão sem preconceitos do mundo e suas leis, a aspiração a um conhecimento livre e secular que não conhece limitações da ordem “física” ou da ordem ‘espiritual’, a grande capacidade de divulgação que se expressa também em casos de argumentos mais difíceis.
Juntamente com ensaios bem conhecidos, como “Misticismo E Lógica“, “O lugar da ciência em uma educação liberal”, “O culto do homem livre”, “O estudo da matemática”, “Matemática e metafísica”, aparecem outros que o próprio Russell chama de “um pouco mais técnico”: “O método científico em filosofia”, “Os componentes finais da matéria”, “A relação entre dados sensoriais e física”, “Sobre o conceito de causa”, “Conhecimento para aprendizagem e conhecimento por descrição “.
Mas, em qualquer caso, a abordagem do assunto é permitida a todos e a lição de inteligência e civilização que é tirada dela é uma experiência inesquecível.
O talento de Bertrand Russell para despertar nos leitores o prazer estético que o conhecimento científico pode proporcionar tem sua expressão mais feliz e completa em Misticismo E Lógica, um conjunto de dez ensaios publicados entre 1901 e 1914, em que Russell aborda as diferentes formas do conhecimento, os problemas particulares da filosofia e a natureza última do assunto. Em suma, um conjunto de ensaios agudos e divertidos que desenvolvem de várias maneiras o que era a preocupação nuclear no pensamento de Russell: demarcar com precisão e rigor o subjetivo ou intelectualmente insalubre do objetivo e suscetível de ser demonstrado logicamente.
Para Bertrand Russell (1872-1970), a análise deve ser lógica, isto é, deve mostrar a estrutura formal dos enunciados e das séries de enunciados. Esse é um trabalho árduo em certas ocasiões, uma vez que a linguagem utilizada na formação do pensamento, na escrita e na comunicação não costuma mostrar sua estrutura de maneira transparente.
Nascido no País de Gales, Russell centrou seus interesses filosóficos em questões científicas e epistemológicas. Seu pensamento costuma receber o nome de atomismo lógico. Partiu do postulado de que existe uma relação entre a linguagem e a realidade e afirmou que os pilares básicos do conhecimento são a lógica e a experiência.

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta