A Extraordinária Carreira De Nicodemo Dyzma é o romance mais conhecido de Tadeusz Dołęga-Mostowicz e um dos pontos altos de sua obra. No pano de fundo da narrativa, vemos uma Polônia miserável, bem diferente do país que em meio à crise europeia atual é considerado um dos mais prósperos entre os possíveis ascendentes do velho continente na era tumultuada do terceiro milênio.
No romance de Dołęga-Mostowicz o desemprego grassa — o próprio Nicodemo Dyzma é vítima dele –, assim como o suborno assaz moderno e a busca da vantagem a qualquer custo. O dinheiro é o senhor das relações, tanto entre os de cima quanto entre os de baixo, sem que o autor mostre em relação a isso o menor pudor de ordem moral.
A prostituta Manka e sua profissão são tratadas com a maior naturalidade, sem o menor moralismo, apesar de estarmos apenas nos anos 1930 e em um país que muitas décadas mais tarde ainda se orgulharia de seu catolicismo. A vodca rega e regula amizades e negociações, tanto nas ruas quanto nos ministérios. Com todo seu estofo vetusto, Nicodemo Dyzma não deixa de ser, aliás, uma grande ironia a uma Europa que continua em crise e se revolve ao sabor de alguns palpiteiros de plantão.
Nicodemo Dyzma é um homem vindo das províncias orientais da Polônia, que acompanha fisicamente o deslocamento metafísico de seus compatriotas em direção ao Ocidente, mas o faz no mero intuito de buscar trabalho para tentar sobreviver em melhores condições.
Na confusão metropolitana de Varsóvia o acaso auspicioso logo se mostra bem mais acessível, e um convite para uma festa encontrado ao léu dá ao herói a oportunidade do grande salto, quando ele na verdade não quer mais do que comer de graça, uma vez que o estômago já lhe dói de tanta fome. E só porque alguém o perturba na mais ancestral e bárbara das atividades humanas, a de comer, ele reage com violência, segurando o intruso pelo cotovelo e lançando-lhe ao rosto um desaforo. A ousadia, uma vez que se tratava de uma eminência política malquista por muitos, acaba levando Nicodemo Dyzma aos céus e faz o tapete vermelho da fortuna se desenrolar a seus pés.

Camisa “Espere Eu Acabar Esse Capítulo!”

Deixe uma resposta