A Teoria Marxista Hoje: Problemas E Perspectivas – Este novo volume que se soma à Coleção do Campus Virtual de CLACSO é o resultado de um esforço institucional dirigido a construir um âmbito de formação interdisciplinar que, nutrido nas distintas variantes do pensamento crítico, facilite o sempre inacabado processo formativo dos pesquisadores sociais.
Com esta iniciativa se pretende ainda potencializar a divulgação da melhor produção das ciências sociais deste continente – o mais desigual e injusto do planeta, como é sabido – entre a direção e militância de organizações sociais empenhadas na construção de um mundo melhor e o público geral interessado nestas matérias.
O curso A Teoria Marxista Hoje: Problemas E Perspectivas, realizado durante o ano de 2003, contou com o imensurável aporte de professores do porte de Tariq Ali, Elmar Altvater, Perry Anderson, Daniel Bensaïd, Alex Callinicos, Terry Eagleton, Francisco Fernández Buey, Pablo González Casanova, Eduardo Grüner, Frigga Haug, Edgardo Lander, Micael Löwy, Ellen Meiksins Wood, Manuel Monereo, Emir Sader, Adolfo Sánchez Vásquez e Hugo Zemelman.
O ano 2004 nos surpreendeu com o inesperado desafio de ter que oferecer novamente este curso, cedendo à pressão de uma lista crescente de potenciais estudantes que, não havendo podido ser admitidos em sua primeira versão, insistiam em contar com esta experiência em sua formação. Nesta segunda oportunidade, somaram-se novos destacados intelectuais: Marilena Chaui, Francisco de Oliveira, John Bellamy Foster, Franz Hinkelammert, François Houtart, Maria Rosa Palazón Mayoral e Gabriel Vargas Lozano. Não encontramos palavras suficientemente expressivas para agradecer a todos e cada um deles o tempo e a entrega oferecida a esta iniciativa ao longo desses dois anos.
A Teoria Marxista Hoje: Problemas E Perspectivas reúne as aulas, mas não só isso, que nossos convidados ministraram no curso. Dizíamos que não só isso porque uma boa aula ministrada no Campus Virtual não necessariamente se traduz em bom artigo.
Portanto, nos vimos na necessidade de solicitar a nosso corpo de professores a renovação do compromisso assumido ao pedir-lhes um esforço adicional: transformar suas aulas em artigos, revisando suas contribuições originais, agregando a bibliografia pertinente, em muitos casos, introduzindo mudanças importantes no estilo discursivo.

Baixe a versão em espanhol aqui.

Camisa Árvore Do Conhecimento

Deixe uma resposta