Matemática Financeira: Abordagem Prática Para Pequenos Negócios E Empreendimentos Da Economia Solidária – O livro apresenta um texto enxuto, com deduções de fórmulas onde estritamente necessário e da forma mais simples, objetivando dar mais praticidade e facilidade de apreensão tanto por parte do estudante de graduação dos cursos da área de gestão e afins, quanto do pequeno empreendedor leigo, sem abrir mão do rigor matemático.
O trabalho resulta da experiência do autor em sala de aula, cobrindo o programa básico praticado na atualidade por inúmeras instituições de ensino superior para disciplinas de Matemática Aplicada, Matemática Financeira, Introdução a Finanças e assemelhadas.
Ao elaborar o presente material didático, tive como objetivo principal oferecer ao estudante de graduação da área de gestão ou mesmo ao leigo interessado no assunto, um texto que condensasse a aplicação de cálculos matemáticos simples – no caso a função do 1º grau – e a matemática financeira básica.
Temas esses muito úteis ao gestor, principalmente do micro e pequeno negócio, para seu planejamento e decisões do dia a dia. Tendo em vista que os sistemas de cooperativas, associações e outros empreendimentos da economia solidária se enquadram na categoria de micro e pequenos negócios, muitas vezes informais – excetuando-se alguns casos de cooperativas bem estruturadas – busquei incluir exercícios próximos da realidade que esses empreendimentos experimentam, a fim de tornar o presente material uma ferramenta de contribuição à profissionalização dessas organizações.
O texto, embora não fuja ao rigor matemático, tenta transmitir os temas em uma linguagem mais próxima do coloquial e suprimindo as deduções mais complexas de fórmulas. Essa orientação decorre da minha experiência de sala de aula ao longo de dez anos de ensino na área, resultante do esforço constante em tentar me colocar no lugar do estudante e assim poder captar a dúvida o mais próximo possível do seu olhar.
Através desse entendimento, a explanação do tema e respostas às dúvidas se tornam mais claras e mais eficazes do ponto de vista da absorção por aquele que busca aprender. A experiência com estudantes do turno noturno – em geral trabalhadores durante o dia – bem como lecionar para um curso com características especiais – Tecnologia em Gestão de Cooperativas – contribuiu sobremaneira para estabelecer a linguagem que aqui se apresenta.

Errata

Camisa Pilha De Livros

Deixe uma resposta