Filosofia Política – O autor apresenta a realidade política como o lugar de conciliação da oposição mais fundamental da existência humana: violência e razão. O problema do Estado como organização de uma comunidade histórica surge no final de uma exaustiva análise das possibilidades e das contradições do moderno mecanismo social e das relações entre o indivíduo e a sociedade. O exame da estrutura formal da sociedade política e da tipologia das formas de gorverno prepara a formulação da nova teoria do Estado moderno.
Para Weil, ele deve ser o educador que integra moral e cálculo, tradição e revolução, justiça e eficácia, em vista de garantir uma vida sensata para todos. No Estado moderno, a síntese entre o racional e o histórico leva a reconhecer a exigência de uma organização internacional, voltada para a progressiva eliminação da violência, como única possibilidade de sobrevivência das comunidades humanas, com suas tradições e seus valores morais. Se a violência foi e ainda é a causa motora da história, o progresso para a não violência define, para a política, o sentido da história.
A ação política aparece normalmente ao espectador, e mesmo ao ator, como um ato que não visa de modo nenhum à totalidade do gênero humano, mas tende ao proveito, ao bem-estar, à sobrevivência dessa comunidade ou desse indivíduo. Contudo, é por isso mesmo que ela se mostra universal: mesmo a ação mais egoísta — se consciente dos seus fins, e não falamos aqui dos “primitivos” — tem em vista a dominação universal, mesmo que, em dada situação, ela possa contentar‑se com um sucesso mais modesto — mas apenas contentar‑se, e por razões técnicas. Por outro lado, toda política que não quer ser egoísta promete a todos os homens a felicidade, a satisfação, a obtenção de seu lugar natural num mundo perfeitamente organizado.
O problema da relação entre moral e política, quer se vejam aí duas disciplinas filosóficas, duas formas de ação histórica, ou duas atitudes humanas fundamentais, constitui um dos problemas essenciais da presente investigação.

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta