Maré Das Artes – As favelas são recorrentemente representadas por estereótipos de carência e por estigmas de violência. Nestas marcações do senso comum, as favelas jamais são consideradas em suas potências de superação das desigualdades sociais e da distinção territorial de direitos que as originam e as reproduzem.
Todavia, na contracorrente do tratamento hegemônico dedicado às favelas, se faz inadiável identificar e registrar as suas inventividades, particularmente as artísticas e culturais, como contribuições decisivas para a superação das representações dominantes e, consequentemente, de sua afirmação positiva no cenário político e social da cidade.
O Projeto Maré de Artes do Observatório de Favelas recebeu a chancela da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Edital do Programa de Fomento à Cultura Carioca 2015/2016, na linha de atuação Artes Integradas.
Maré Das Artes desenvolveu duas grandes vertentes específicas de trabalho, embora complementares, a primeira relacionada à construção de inventários da produção e fruição artística e cultural na Favela da Maré e, a segunda, voltada diretamente à mobilização de diferentes artistas e artes para a construção de cenas estéticas compartilhadas.
As vertentes aludidas se cruzaram para efetivar um arranjo integrado de gestão e produção de empreendimentos consorciados de artes integradas, envolvendo diferentes linguagens estéticas: música, teatro, dança, vídeo, fotografia, gastronomia e graffiti.
As intervenções em espaços públicos da favela da Maré, combinando diferentes performances estéticas, tonaram-se um importante referencial de interconexão criativa de indivíduos, grupos e instituições que, de modo solidário, inventivo e autônomo, elaboraram uma experiência inovadora de compartilhamento de metodologias de produção, difusão e comunicação estética no território.
É importante também ressaltar que a além da experiência colaborativa de realização de cenas estéticas compartilhadas no território, o Projeto Maré Das Artes também oferece como seu legado uma cartografia cognitiva de instituições, territórios e atores vinculados à produção e à fruição artística e cultural da Favela da Maré.

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta