Culturas De Periferia é uma publicação originada da parceria do Observatório de Favelas com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Seu propósito maior é apresentar o conjunto de ações de formação, pesquisa e intervenção no campo da produção cultural, realizadas na Área de Planejamento 4, que engloba as Regiões Administrativas da Barra da Tijuca, Cidade de Deus e Jacarepaguá.
Buscamos, a partir do presente projeto, empoderar e dar visibilidade aos produtores culturais locais. Considerando as potências artísticas e culturais e, sobretudo, a mobilização dos atores locais em relação à produção cultural na Zona Oeste da cidade, o projeto Culturas de Periferia, em sua segunda edição, objetivou criar condições de ampliação de repertórios conceituais, metodológicos e técnicos que ampliem a capacidade de invenção, organização e comunicação da cultural local.
Espera-se que esta publicação possa contribuir para novos estudos no campo da cultura no território abrangido pelo projeto e, sobretudo, para o desenvolvimento de políticas e ações que fomentem a economia criativa local.
Com isso, o Observatório de Favelas tem por objetivo pautar ações criativas e estratégicas que ampliem repertórios de ação e representação para os atores locais, para promover suas práticas que lutam pela reivenção das identidades territoriais e pela reocupação dos espaços públicos.
Aproveitamos o ensejo para destacar a preciosa contribuição das Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ, Liga das Rodas Culturais da Zona Oeste, Onda Carioca, Planeta Bate-bola e Polo de Economia Criativa da Zona Oeste. Tal proposta não seria possível sem a contribuição e ação conjunta desses fruto dessa grande parceria.
O curso Culturas de Periferia II teve como objetivo dar continuidade ao processo de formação experimentado na primeira edição do bem-sucedido Projeto Culturas de Periferia, mantendo sua essência pedagógica e adaptando-se às demandas dos novos participantes.
Sempre com o foco na Zona Oeste, esta nova edição contou com 53 candidatos para as 25 vagas oferecidas (47% a mais que na primeira edição), sendo que os encontros foram realizados no espaço Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ. A elevada procura levou a equipe inclusive a aumentar o número de vagas para 32, objetivando atender o maior número possível de interessados dentro dos limites físicos da instituição.

Camisa Coração

 

Deixe uma resposta