História Da Psicanálise Na França Vol. I – Esta é a primeira vez que se publica uma história completa da psicanálise na França, tarefa monumental que a autora enfrenta com objetividade exemplar e profunda reflexão crítica.
O primeiro volume tornou-se um clássico. Abrange com detalhes o período de 1885-1939, num caminho que começou com a chegada de Freud a Paris, para estudar com Charcot na Salpêtrière, passa pelo processo de fundação da Sociedade Psicanalítica de Paris, que só ocorreu em 1926, e finaliza com a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
História Da Psicanálise Na França Vol. II aborda o período de 1925-1985 quando, com Lacan, a psicanálise já ocupa um lugar crucial na cultura francesa. Este trabalho apresenta a primeira biografia de Lacan, além da exposição do desenvolvimento teórico e político de sua doutrina. Neste percurso, a autora apresenta também retratos de personalidades importantes na psicanálise francesa, como Françoise Dolto e Serge Leclaire, entre outros.
A autora conta a história da psicanálise a partir de suas batalhas, servindo-se de instrumentos teóricos forjados pela própria psicanálise: uma história da psicanálise não pode prescindir de uma interpretação psicanalítica da história.
Uma história de ideias e indivíduos, de lugares e de crises que se impõe como obra de referência obrigatória.

Elisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista, é professora na École Pratique des Hautes Études. Exerce interferência esclarecedora sobre os temas candentes de nossa época e participa ativamente na mídia, colaborando no jornal Le Monde. Autora de renome, com diversos livros que marcaram época, tem publicados por esta editora: A família em desordem; De que amanhã… (com Jacques Derrida); Dicionário de psicanálise (com Michel Plon); História Da Psicanálise Na França (2 vols.); O paciente, o terapeuta e o Estado; Por que a psicanálise? e Filósofos na tormenta. Para a televisão, escreveu o roteiro do documentário Sigmund Freud, a invenção da psicanálise (com E. Kapnist, 1977), exibido no Brasil pela GNT.

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta