Modelagem Matemática: Perspectivas, Experiências, Reflexões E Teorizações – A primeira edição deste livro recebeu o nome de “Modelagem Matemática: uma perspectiva para a Educação Básica”. Na ocasião compreendíamos que esse era o público ao qual essa obra se destinava e também o nível de escolaridade para o qual gostaríamos de socializar as nossas produções.
Algum tempo depois de a obra estar em circulação, nos deparamos com um perfil de leitores dos mais variados, de professores da Educação Básica ao Ensino Superior, assim como pós-graduandos e pesquisadores da área de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Esses, por sua vez, por meio de debates e contribuições, mostraram que o livro, de alguma maneira, extrapolava as pretensões iniciais.
Nesse ínterim, ao recebermos o convite da Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, EDUEPG, para publicar nova edição e atendendo ao pedido de interessados, na continuidade da obra, fomos instigados pela necessidade de expandi-la, considerando que desde a sua primeira edição outras pesquisas e produções foram desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UEPG e em outros programas de pós-graduação que os organizadores são afetos.
Essa nova edição mantém os capítulos da primeira, porém, sob outra estrutura, a partir da inclusão de cinco novos, totalizando doze que constituíram quatro núcleos: 1) Sobre a perspectiva de Modelagem, 2) Modelagem Matemática nos níveis e modalidades de ensino, 3) Modelagem Matemática e Formação de Professores, 4) Modelagem Matemática e Teorizações. A partir desses núcleos foi possível apresentar um novo subtítulo que expressa a sua unidade temática: Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações.
Para além de um novo título, esse novo livro avança em questões pertinentes ao tema e, ao agregar os capítulos, permite efetuar reflexões mais robustas do ponto de vista de cada núcleo. Com isso, esperamos que essa obra traga as devidas contribuições a todos os interessados na prática e na pesquisa em Modelagem.

Camisa Árvore Do Conhecimento

Deixe uma resposta