Novos Domínios Da História é obra dedicada, antes de tudo, a complementar Domínios Da História, publicado em 1997, livro que, para satisfação nossa, firmou-se como obra de referência para os profissionais da área. A razão principal de voltarmos à difícil tarefa de reunir e coordenar numerosos autores em torno de um empreendimento comum foi sabermos que, por mais que contenha numerosos e variados capítulos, Domínios Da História, ao ver a luz pela primeira vez, só cobria muito seletivamente o amplo leque de opções de enfoque e pesquisa presentes na Galáxia de Heródoto – expressão sugestiva para designar o mundo dos historiadores.
Queremos, então, explorar territórios não penetrados − ou pouco frequentados − naquela ocasião, seja porque estavam em estágio inicial enquanto áreas de pesquisa, seja porque ainda não encontravam receptividade nos projetos dos historiadores brasileiros. Entre esses novos campos, talvez os melhores exemplos sejam os da “nova história militar”, “a história do tempo presente” e a própria “micro-história – deveras mencionada nos antigos debates em torno da nova história, porém pouco conhecida e praticamente não aplicada, enquanto metodologia, nas pesquisas realizadas no Brasil durante a década de 1990.
A par dos novos territórios, incluímos no presente volume alguns domínios muito tradicionais, quase canônicos, que têm sido objeto de renovação nas últimas décadas, como a chamada “nova história política”, a “biografia histórica” e a “história das relações internacionais”.
Verticalizamos, ainda, a abordagem de campos que estavam diluídos, no livro de 1997, em capítulos mais gerais, os quais, pela especialização que vêm alcançando nas últimas décadas, merecem tratamento especial. É o caso das relações entre história e imagem, história e fotografia, história e cultura material, história e cinema, e história e práticas discursivas. A história oral, uma das principais lacunas do livro anterior, resgata seu devido posto neste livro – ela que, queiram ou não, tornou-se metodologia essencial nas pesquisas realizadas no Brasil nos últimos anos, cada vez mais voltadas para temas contemporâneos.

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta