Elisabeth Roudinesco – Lacan: Esboço De Uma Vida E História De Um Sistema De Pensamento

Posted on Posted in Psicologia

Lacan: Esboço De Uma Vida E História De Um Sistema De Pensamento – Retrato fascinante da vida e do pensamento de Jacques Lacan, o mestre que retomou o pensamento de Freud e mudou a cultura psicanalítica.
Autora da monumental História da psicanálise na França, Elisabeth Roudinesco delineia aqui um fascinante retrato da vida e do pensamento de Jacques Lacan, um mestre cujas contradições e ambigüidades, tanto em sua prática psicanalítica quanto em seu ensino teórico, evocaram ou a adesão beata ou a execração sumária. Distante de qualquer empenho mitificador, Roudinesco realiza um exemplar levantamento das circunstâncias sociais, culturais e pessoais em meio às quais Lacan elaborou sua radical retomada do pensamento freudiano – uma aventura teórica que o levaria a influenciar como poucos o horizonte conceitual e institucional do movimento psicanalítico. E, fiel aos meandros de um pensamento brilhante, faz plena justiça a uma das mais fecundas e complexas trajetórias intelectuais de nossa época.
Com toda a controvérsia que advém da ousadia intelectual, o trabalho da historiadora e psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco é referência fundamental para quem deseja compreender as origens, os destinos e a relevância do pensamento de Lacan. Os dois volumes da História da psicanálise na França e sua biografia Lacan: Esboço De Uma Vida E História De Um Sistema De Pensamento, consagraram a autora como uma das principais historiadoras da psicanálise. A partir dessas publicações, e sempre orientada por uma reflexão rigorosa sobre os impasses da psicanálise, sua obra ramificou-se para temas diversos.

Elisabeth Roudinesco nasceu na França, em 1944. Historiadora e psicanalista, é filha de Jeanne Aubry, uma das pioneiras da psicanálise infantil na França. Além dos dois volumes da História da psicanálise na França (publicados no Brasil por Jorge Zahar Editor), também é autora de, entre outros, Pour une politique de la psychanalyse (1977) e Théroigne de Méricourt. Une femme mélancolique sous la Révolution (1989).

Camisa Árvore Do Conhecimento

    1. Oi, Sandro!
      Compartilhamos sim! Mas, as vezes, esqueço de colocar. Pode dar um clique no ícone “PDF”, que abre a página para fazer o download.
      Obrigado pelo aviso!

Deixe uma resposta