Capítulos Da Memória Do Urbanismo Carioca reúne e divulga os depoimentos de urbanistas, arquitetos, engenheiros, educadores, sociólogos e administradores que estiveram envolvidos com questões urbanas do Rio de Janeiro. Alguns dos depoentes ocuparam postos da administração municipal ou estadual e foram responsáveis diretos pelas mudanças que estavam acontecendo na cidade. Outros são conhecedores das questões urbanas e acompanham os dilemas e a história da vida da cidade em seus estudos e pesquisas.
É possível notar a diversidade de temas, de dados, de abordagens aqui apresentada; essa diferenciação é derivada da ótica pessoal e da história de vida de cada um dos entrevistados. Os depoimentos dialogam entre si. Há momentos de complementaridade, em outros, há divergências e mesmo oposição. Mas, em seu conjunto, essa pluralidade permite apresentar ao leitor a constituição de um campo de atuação sobre a cidade.
As entrevistas reunidas em Capítulos Da Memória Do Urbanismo Carioca, permitem reconstruir alguns passos da constituição do urbanismo como campo de estudo e de ação voltado para a cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se resgatar a emergência desse novo profissional e mostrar os caminhos pelos quais os arquitetos tornaram-se urbanistas, lá pelos anos de 1930.
É nesse processo que emerge a figura do arquiteto Le Corbusier, figura marcante para toda uma geração que se formava no Rio de Janeiro, então capital federal. No urbanismo carioca e na constituição do campo da arquitetura moderna há uma geração fundadora, heróica mesmo, composta por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy entre outros.
Entretanto, desse grupo fundador, privilegiamos Reidy por razões que serão melhor destacadas e compreendidas após a leitura das próprias entrevistas. Podemos apenas adiantar que foi sua atuação como funcionário da prefeitura do Distrito Federal e as marcas de seus projetos, aqueles que ficaram na cidade do Rio de Janeiro, que nos fizeram destacar sua posição entre os arquitetos modernos.

Camisa Livr’Andante

 

Deixe uma resposta