Wayne Price – Firmeza Nos Princípios, Flexibilidade Nas Táticas

Posted on Posted in Ciências Sociais

Firmeza Nos Princípios, Flexibilidade Nas Táticas – O que deveriam fazer os anarquistas quando algum governo eleito é derrubado por um golpe de direita? Eu acho que, por exemplo, no golpe de 2002, na Venezuela, contra o presidente Hugo Chávez. Este golpe foi realizado por parte do exército em conjunto com a maioria dos capitalistas.
Ele foi apoiado pelo governo dos EUA e de outras instituições desse país. Parte do apoio foi aberto (reconhecimento imediato do novo regime) e parte foi secreta (pré-financiamento do golpe) No entanto, o golpe foi rapidamente derrotado por múltiplos fatores: A pressão dos trabalhadores e dos pobres da Venezuela, o apoio a Chávez dos escalões inferiores do exército e da pressão internacional de outros governos sul-americanos.
Chávez foi ajudado pelo fato de que muitos governos e empresários sabem que ele não é, na realidade anticapitalista, apesar de sua retórica radical.
Outro exemplo recente foi o golpe de 2005 no Nepal, quando o rei Gyanendra derrubou o governo eleito e assumiu o controle direto, dependendo, principalmente, suas forças militares (o parlamento já havia sido suspenso há três anos). A oposição organizou enormes manifestações de rua e greves, organizadas pela Frente Popular de partidos burgueses, organizações populares e as forças maoístas no campo.
Em abril, também, o seu golpe foi derrotado. O rei devia devolver o poder ao parlamento eleito. Os maoístas ganharam bastante credibilidade entre as pessoas por sua participação na luta. Eles assinaram recentemente um acordo de paz com o governo de transição e seu líder irá candidatar-se para as próximas eleições.
Muitos outros exemplos podem ser citados. É típico do capitalismo que os benefícios da democracia política sejam, por assim dizer, “instáveis”. Países passam por ciclos de democracia e ditadura, e novamente o mesmo. Só é necessário mencionar para tal efeito a história do fascismo europeu. Mesmo em os EUA, por exemplo, o atual governo assumiu o poder em eleições fraudulentas em 2000. Desde então, ele tem sido um constante processo de extermínio das liberdades civis.
Como devem agir os anarquistas em tais situações? Esta questão mostra uma fraqueza histórica do anarquismo. Apesar de suas grandes metas e grandes ideias, o anarquismo tem sido repetidamente derrotado, esmagado por forças fascistas ou leninistas, ou simplesmente marginalizado.
Acredito que uma razão importante para que isso tenha ocorrido tenha sido a rigidez do movimento e seu erro tático e estratégico. O movimento anarquista falhou sistematicamente tentando manobrar taticamente de maneira efetiva. Creio que essa é a causa do desastroso fracasso da Revolução na Espanha, em 1936. Em vez disso, nosso foco deve ser Firmeza Nos Princípios, Flexibilidade Nas Táticas.

Camisa Pilha De Livros

Deixe uma resposta