A. Santos – Cinema, Educação E Anarquia

Posted on Posted in Ciências Sociais, Cinema, Educação

Cinema, Educação E Anarquia propõe expor o desenvolvimento do Cinéma du peuple, uma cooperativa cinematográfica anarquista iniciada em Paris no ano de 1913. Para isto, faz-se necessário compreender as causas que possibilitaram a criação desta, uma vez que ela cumpria a dupla tarefa de ser uma ferramenta na instrução entre operários e crianças, assim como era uma resposta direta à produção cinematográfica até então desenvolvida. Desta forma, Cinema, Educação E Anarquia abrange os conceitos de memória e constrói uma perspectiva de História social do cinema.
Cinema, Educação E Anarquia se subde em tópicos que confluem diretamente com o exposto acima: Discorrerá primeiramente a crítica anarquista ao cinema da época, apresentando as denúncias feitas pelos libertários em seus jornais e panfletos, observando o caráter lúdico do cinema, distanciando-se assim da função emancipatória que este potencialmente possuía.
Em seguida, abordará a educação segundo os anarquistas, suas considerações acerca da função que deveria possuir, desde suas perspectivas teóricas até a utilização de obras cinematográficas como ferramenta de educação entre as classes despossuídas.
Adiante, tratará de discorrer a experiência do Cinéma du peuple, que conciliava os preceitos educacionais defendidos pelos anarquistas, além da produção de um cinema social, voltado para a compreensão, conscientização e instrução de crianças e trabalhadores. A conclusão trará a colaboração que o Cinéma du peuple ofereceu em sua época para o público alvo que abrangia, dentro da função instrutiva que trazia e do que produzia, assim como reflexões acerca do que este pode nos proporcionar na atualidade.
Cinema, Educação E Anarquia é fruto de pesquisas realizadas no GEAPI – Grupo de Estudos Anarquistas do Piauí, através de análises interdisciplinares em Educação, História e Cultura, e tem como objetivo, além de caracterizar a sociedade que possibilitou o surgimento da cooperativa Cinéma du peuple, colaborar para novas pesquisas dentro do tema. Para sua criação, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, mapeando panfletos, jornais, artigos, monografias, dissertações, teses e livros que discorrem acerca da temática.

Camisa Digitalizado

Deixe uma resposta