Altair Martins – Dicionário Amoroso De Porto Alegre

Posted on Posted in Literatura Brasileira, Turismo

Através do Dicionário Amoroso De Porto Alegre o premiado escritor Altair Martins apresenta uma outra forma de olhar a capital gaúcha no que ela tem de aparente, secreto e inexplorado. Nos verbetes distribuídos de A a Z pode-se ler um amálgama de sentimentos, situações, pessoas e muito mais.
Em vez de datas, horários de funcionamento e demais informações de ordem comercial, o leitor encontrará no Dicionário Amoroso De Porto Alegre a atmosfera do lugar, um pouco de sociologia disfarçada de anedota, intriga com pendores filosóficos ou ainda um conto que é, na verdade, psicologia. Porto Alegre é, assim percorrida por um autor que a conhece por dentro, transmitindo-nos a certeza de que esta cidade nunca mais será vista como antes.
Fruto de um convite especial do editor Rosel Soares, o Dicionário Amoroso De Porto Alegre aborda as coisas que o autor ama de Porto Alegre, numa lista de A a Z, ilustradas magnificamente pelo Rodrigo Cambará. O projeto da editora Casarão do Verbo, inspirado no Dicionário Amoroso da França, destina-se a abordar as cidades sedes da Copa do Mundo.
Fiquei feliz em ser o escolhido para falar sobre cheiros, músicas, pessoas, lugares, histórias. Os verbetes são escritos de forma simples, obedecendo ao critério sentimental: importa o que vivi e vivo na cidade, como o Hipódromo do Cristal, onde meu pai, jóquei, conheceu minha mãe e de onde guardo fatias da minha infância.
Passam pelo Dicionário Amoroso De Porto Alegre coisas bem porto-alegrenses, como a Casa de Cultura Mário Quintana, a Feira do Livro, um churrasco na brasa, o vento minuano. Pessoas se identificaram com os textos, nem todas porto-alegrenses: a apresentação de orelha de Márcio Renato, mandada lá de Curitiba, atesta isso. Deu trabalho produzir um livro assim, mas o amor tem um pouco, também, de entrega. Estou inteirinho nas páginas do dicionário.

Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. Foi chargista e ator. É professor, bacharel em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ênfase em tradução de língua francesa –, mestre e doutor em Literatura Brasileira na mesma universidade. Ministrou a disciplina de Conto no Curso superior de Formação de Escritores da UNISINOS entre 2007 e 2010. Tem textos publicados no Uruguai, em Portugal, Itália, França, EUA e Argentina. Trabalha com grupos de literatura para o vestibular desde 1995.

Camisa Casa De Livros

Deixe uma resposta