Peter Burke – Perdas E Ganhos

Posted on Posted in História

Perdas E Ganhos: Exilados E Expatriados Na História Do Conhecimento Na Europa E Nas Américas, 1500-2000 – Esta obra, a mais recente do historiador Peter Burke, debruça-se sobre um tema que, de tempos em tempos, torna-se especialmente candente: a migração humana. A história da humanidade confunde-se com a história das diásporas, catapultadas pela escassez, pela guerra, pela ambição.
Afora os grandes movimentos migratórios, o deslocamento individual, ou de células familiares, permanece ativo diuturnamente no planeta. Em resposta, encontramos frequentes tentativas de se lacrar fronteiras, ao passo que, em outros momentos, fomenta-se a recepção.
Entretanto, com os corpos humanos, migram as histórias e migram os intelectos; e o foco principal de Perdas E Ganhos é justamente o impacto desses movimentos para a história do conhecimento.
Alguns acadêmicos de gerações anteriores chegaram a abordar esses temas. Os imigrantes, por exemplo, foram estudados por historiadores que eram, eles próprios, imigrantes (como Piotr Kovalevsky, que escreveu sobre a diáspora russa) ou então por seus filhos, como é o caso de Oscar Handlin, nascido no Brooklyn de pais judeus russos, autor de Imigrantes de Boston e Os desenraizados, ou, mais recentemente, de Marc Raeff, nascido em Moscou, educado em Berlim e Paris, professor em Nova York e autor de A Rússia no exterior: história cultural da emigração russa. Ainda assim, é notável o aumento do interesse pela história das diásporas e pela história do conhecimento desde o começo do século XXI.
Partir de preocupações atuais não é motivo para constrangimento, nem individual nem coletivo. Os historiadores profissionais rejeitam aquilo que às vezes chamam de “presentismo”, mas é necessário distinguir perguntas e respostas. Sem dúvida, temos todo o direito de fazer perguntas provocadas pelo presente, só precisamos é evitar respostas provocadas pelo presente, obliterando a alteridade e a estranheza do passado.
Dessa forma, os historiadores podem contribuir para a compreensão do presente através do passado, vendo o presente de acordo com a perspectiva do longo prazo.
Perdas E Ganhos se localiza no cruzamento das duas tendências que acabei de mencionar, a história do conhecimento e a história das diásporas, concentrando-se nos exilados e expatriados e no que se poderia chamar de seus saberes “deslocados”, “transplantados” ou “traduzidos”.

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta