Alessandra Bandeira Antunes Azevedo & Outras – Estudo De Viabilidade Econômica Na Agricultura Familiar

Posted on Posted in Agroecologia, Agronomia, Economia

Estudo De Viabilidade Econômica Na Agricultura Familiar – A motivação para fazer esse e-book surge quando nos deparamos com os questionamentos de um grupo de agricultores familiares, que fazem parte de uma comunidade chamada Sapucaia, localizada nos limites da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Campus Cruz das Almas– BA.
O eixo do Projeto, intitulado “Gestão Coletiva com os Agricultores Familiares”, previa a realização de uma feirinha com produtos oriundos da agricultura familiar do povoado da Sapucaia, de forma que promovesse divulgação e reconhecimento do povoado, a valorização da alimentação saudável oriunda do trabalho desenvolvido no povoado e uma oportunidade de criação de um canal de escoamento dos produtos.
Neste momento, iniciaram-se os questionamentos e dúvidas dos participantes do projeto.
Por quanto vender? Como vou saber por quanto tenho que vender uma dúzia de limões? Eu não gastei quase nada, tem aí no quintal, etc. Será que vai ter gente para comprar? Essas inquietações levaram aos docentes, discentes e agricultores a decidirem que precisariam buscar mecanismos que oferecessem autonomia e segurança aos agricultores.
A opção foi desenvolver o estudo de viabilidade econômica – EVE baseado no método Capina – Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa, em que é estimulada de maneira autogerida e democrática a interiorização e apropriação dos conteúdos para que gere autonomia aos agricultores. Contudo, os estudos da Capina se concentram em grupos da economia solidária.
Nosso coletivo ainda eram agricultores familiares individuais que por uma primeira vez estavam se reunindo coletivamente para construir algo em comum, a feira.
O objetivo do livro é embasar os facilitadores e agricultores familiares da ferramenta do estudo de viabilidade econômica para os pequenos proprietários de terra da agricultura familiar de uma maneira simples e didática.
Estudo De Viabilidade Econômica Na Agricultura Familiar está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos a agricultura familiar, suas características e seus desafios. No segundo capítulo, são debatidos os aspectos teóricos do estudo de viabilidade econômica. No terceiro capítulo, é mostrada passo a passo da metodologia desenvolvida em conjunto com os agricultores da Sapucaia e no quarto capítulo, oferecemos ao leitor cinco estudos de casos.
Nos anexos estão os slides desenvolvidos pela equipe demonstrando todo o estudo de viabilidade, além dos exercícios que eram dados ao coletivo. Esses anexos buscam oferecer ao leitor um guia para que ele possa replicar e aprimorar o EVE da agricultura familiar.

Camisa Árvore Do Conhecimento

Deixe uma resposta