Nina Tricia Disconzi Rodrigues & Outros (Orgs.) – Direito Constitucional Ecológico

Posted on Posted in Direito, Ecologia

Direito Constitucional Ecológico possui vínculo direto com os projetos de pesquisa “Direito Socioambiental e o Constitucionalismo Democrático Latino Americano” que está sendo desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica, vinculado ao Mestrado e Doutorado em Direito da UCS. Ao mesmo tempo está vinculado a pesquisa “Limites ao ativismo judicial e à mutação jurisprudencial: um olhar para os direitos fundamentais” e “Direito, De colonialidade E Estudos Subalternos: estudo dos
marcos teóricos e epistêmicos do constitucionalismo moderno/colonial e do novo constitucionalismo latino-americano” vinculados aos programas de Pós-graduação em Direito na Universidade Federal do Rio Grande – FURG e a Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP/RS.
O escopo de Direito Constitucional Ecológico é de apresentar ao debate da comunidade científica estudos, ensaios teóricos, debates conceituais sobre à temática voltada ao direito constitucional ecológico em suas diversas perspectivas. Direito Constitucional Ecológico não apresenta resultados das pesquisas, vez que as mesmas não se encontram concluídas.
O grupo de pesquisadores sentiu a necessidade de juntar, numa obra, opiniões e entendimentos de pesquisadores de distintas instituições sobre o tema pesquisado, possibilitando, assim a ampliação das discussões, tanto na área do direito, bem como em outras áreas do conhecimento, sendo que Direito Constitucional Ecológico articula pesquisadores de diversas universidades do Brasil.
Destaca-se que a contribuição e os textos da presente obra, são tanto de mestrandos, doutorandos, doutores e pós-doutores, momento em que o conhecimento pesquisado é socializado perante a comunidade acadêmica permitindo o debate e a apresentação de possíveis soluções as problemáticas apresentadas. Como se pode observar, pelos títulos dos capítulos e suas exposições, todos estão articulados sobre o tema central, temas de direito constitucional ecológico e permeiam a discussões éticas e jurídicas na sociedade moderna de consumo.
Do mesmo modo, espera-se que, com Direito Constitucional Ecológico, se possa outorgar à comunidade acadêmica, material crítico sobre o tema da pesquisa, capaz de construir novos caminhos e avultar novas soluções para as problemáticas socioambientais apresentadas no contexto da sociedade moderna de consumo.

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta