Ceridwen Dovey – Só Os Animais Salvam

Posted on Posted in Literatura Estrangeira

Só Os Animais Salvam – Quando pensamos em guerra, dificilmente expandimos esse pensamento para além das perdas de vidas humanas, das cidades destruídas e dos prejuízos econômicos. Poucos são aqueles que olham para além de suas necessidades imediatas enquanto seres humanos para pensar, também, no que acontece com a natureza e os animais que acabam, por uma infelicidade do destino, cruzando o caminho dos conflitos armados propagados pelo homem.
A premissa de Só Os Animais Salvam, livro da autora Ceridwen Dovey, é exatamente essa – imaginar como se sentem os animais pegos no meio das guerras, imaginar como eles contariam suas histórias e o que as faz tão especiais.
Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? Só Os Animais Salvam é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada pela alma de um animal envolvido em mais um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte.
Só Os Animais Salvam é um apanhado de histórias, contos e fábulas que acompanham as narrativas das almas de dez animais mortos em conflitos humanos. Um marisco conta sua curiosa aventura com ares de Na Estrada, de Jack Kerouac, até morrer durante o bombardeio em Pearl Harbor em 1941; em outro capítulo, uma elefante narra a dura viagem que ela e sua manada fizeram em busca de um açude enquanto tentavam passar incólumes pela Guerra Civil de Moçambique em 1987. Cada um dos dez capítulos evoca um período diferente da história em que humanos entraram em guerra, sempre contados pelo ponto de vista da uma alma de um animal diferente.
Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os Animais Salvam.

Camisa Drummond

Deixe uma resposta