David Hume – Investigação Sobre O Entendimento Humano

Posted on Posted in Filosofia

Investigação Sobre O Entendimento Humano foi o resultado do esforço de Hume de revisar sua primeira obra filosófica. Seu conteúdo corresponde resumidamente ao livro primeiro do Tratado Da Natureza Humana, porém aqui o autor busca conciliar a temática complexa e profunda com a escrita elegante e atraente.
Nesta investigação se encontra sua célebre crítica da causalidade, segundo a qual a relação de causa e efeito consiste na conjunção de um deles, dado o outro. Essa tese vai de encontro à filosofia racionalista de origem cartesiana, pois de acordo com esta, o conhecimento certo é aquele cujo contrário não pode ser concebido clara e distintamente. Já a doutrina humiana da causalidade tem como consequência que a concepção do contrário de um fato nunca implica contradição.
Não é possível, portanto, demonstrar nada que seja relativo a questões de fato. Por conseguinte, não há mais conhecimento certo sobre fatos, mas apenas conhecimento provável.
Na primeira seção da Investigação Sobre O Entendimento Humano, Hume faz uma exposição das diferentes espécies de filosofia, retratando a filosofia moral, ou ciência da natureza humana.
Uma destas filosofias eleva o homem, acima de tudo, e se pode ver seu assunto de maneira fácil e clara com ilustres exemplos.
A outra espécie de filosofia especula a natureza humana, a fim de encontrar os princípios de nosso entendimento, nos excitando e nos levando a provar ou censurar este ou aquele objeto, esta ou aquela ação ou linha de conduta.
Hume afirma existir a filosofia fácil e clara, e a filosofia clara e abstrusa, a filosofia fácil é a preferência da humanidade em geral contra a filosofia abstrusa. A filosofia fácil se encaixa melhor na vida comum, transforma os corações, e toca nos princípios da conduta humana, faz com que o homem se aproxime do modelo de perfeição que essa filosofia proporciona. Hume considera a filosofia fácil a mais durável, a mais famosa.

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta