Rogério Gesta Leal (Org.) – Patologias Corruptivas

Posted on Posted in Administração, Ciências Sociais, Direito

Patologias Corruptivas: As Múltiplas Faces Da Hidra – A corrupção enquanto fenômeno é tal qual a Hidra, animal da mitologia grega com várias cabeças de serpente, sendo uma delas imortal, e corpo de dragão.
Foi criada por Juno e era um dos doze trabalhos de Hércules. Era conhecida como “Hidra de Lerna”. O seu sangue, assim como o seu hálito, era venenoso. Se suas cabeças fossem cortadas, elas voltavam a nascer. A Hidra simboliza o nosso interior ruim, nossas paixões e defeitos, ambições e vícios, o que existe de ruim dentro do nosso mundo interior.
Enquanto a Hidra, que representa esse monstro interior, não for dominada, enquanto nossas vaidades, futilidades e ostentações não forem dominadas, as cabeças continuam crescendo cada vez mais, e assim é a corrupção, fenômeno que envolve múltiplas causas e consequências, mas todas vinculadas a vícios e venenos que contaminam os valores e a ética – pública e privada – de nosso tempo.
O Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas – CIEPPP, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, dentre outros temas, vem se ocupando do projeto de pesquisa sobre Patologias Corruptivas: causas, consequências e tratamentos, cuja coordenação geral é desenvolvida por mim e conta com vários pesquisadores do nosso Programa e de outros países (Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, México, Itália, Chile), bem como com alunos de graduação e pós-graduação em Direito do Brasil e exterior.
Este projeto de pesquisa já rendeu vários encontros nacionais e internacionais, artigos e livros, no Brasil e exterior, assim como missões nacionais e internacionais de colaboração acadêmica. Esta obra coletiva é mais uma produção do CIEPPP, que pretende ao longo de 2015 realizar várias outras atividades e publicações.

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta