Rogério Gesta Leal & Ianaiê Simonelli Da Silva – As Múltiplas Faces Da Corrupção E Seus Efeitos Na Democracia Contemporânea

Posted on Posted in Administração, Ciências Sociais, Direito

As Múltiplas Faces Da Corrupção E Seus Efeitos Na Democracia Contemporânea – Esta coletânea de artigos apresentada em capítulos foi organizada pelo Professor Doutor Rogerio Gesta Leal. É o resultado do grupo de trabalho da disciplina “Estado, Sociedade e Administração Pública”, por ele ministrada no Programa de Pós Graduação em Direito da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul).
Os articulistas aceitaram adentrar em uma dimensão que exige dos juristas uma reflexão aprofundada, assim como o abandono de verdades universais e da segurança dos modelos teóricos explicativos de um dos problemas mais importantes da sociedade atual. Enfocam diferentes problemáticas sobre a corrupção, a impropriedade administrativa e Direitos Humanos.
Propõem a organização de uma gestão pública com a participação de diferentes segmentos sociais no acompanhamento administrativo. Aceitaram o desafio de enfrentar um caminho menos conhecido e, por esse motivo, menos seguro: trilharam temas já conhecidos, porém, os exploraram por meio de novos enfoques que indagaram novas dúvidas, buscando novas moradas de saber como, por exemplo, a preocupação com a ética. Sem dúvida, a trajetória deste grupo de pesquisadores será marcada pela publicação da coletânea que apresento com muita alegria.
Por meio da participação de treze articulistas, além de oito coautores, apresentam textos que refletem o interesse na problemática da corrupção em suas diferentes manifestações, descrevem o resultado das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISC.
As premissas que pautam as investigações aqui divulgadas estão baseadas, via de regra, na orientação de que a ciência não encontra um absoluto construído pelo dado imediato e por um a priori que existe de essencial na função científica. As produções acadêmicas e os diferentes dados fornecidos pela complexidade social apresentam-se em capítulos que são enfocados de diferentes formas pelos autores.
Os impactos das novas tecnologias estão transformando rapidamente a sociedade, porém, seus efeitos em certas estruturas sociopolíticas são insignificantes. Nenhuma criação moderna conseguiu alterar os problemas da corrupção, assim como das estruturas punitivas que perduram por séculos; esse dado reflete que a potencialidade da técnica e da ciência é limitada para abrir caminhos que permitam (re) pensar os critérios ligados à grande tarefa de transformação dos aparelhos de Estado para que os mesmos se estruturem de forma a desenvolver mecanismos possíveis que minimizem ou “impeçam” a corrupção.

Camisa Bailarina

Deixe uma resposta