A neurociência é um dos campos de pesquisa mais apaixonantes da atualidade. A Vida Secreta Da Mente é um passeio pelo cérebro e pelo pensamento, para entendermos o que somos, como forjamos ideias nos nossos primeiros dias de vida, como modelamos as nossas decisões, como sonhamos e como imaginamos.
Também tenta esclarecer por que sentimos certas emoções em relação aos outros, como eles podem ter influência sobre nós, e como o cérebro se transforma, mudando aos poucos nossa natureza.
Durante vinte anos de pesquisa, o premiado neurocientista Mariano Sigman cultivou uma visão interdisciplinar sobre o tema.
Ele se baseia em pesquisas de física, linguística, psicologia, educação, matemática, entre outros, para explicar, por exemplo, por que as pessoas que falam mais de um idioma são menos propensas à demência; como bebês podem reconhecer pela visão objetos que antes só tocaram; como, mesmo antes de balbuciar as primeiras palavras, as crianças têm um senso inato do certo e do errado; como podemos “ler” os pensamentos de pacientes vegetativos, decodificando padrões na sua atividade cerebral.
A inovadora pesquisa de Sigman nos faz repensar a maneira como entendemos nossa própria vida.

Gosto de pensar a ciência como uma nave que nos leva a lugares desconhecidos, ao ponto mais remoto do universo, às entranhas da luz e ao mais ínfimo componente das moléculas da vida. Essa nave tem instrumentos, telescópios e microscópios, que tornam visível o que antes era invisível. Mas a ciência é também o próprio caminho, a bússola, o plano de rota em direção ao desconhecido.
Minha viagem nos últimos vinte anos, entre Nova York, Paris e Buenos Aires, foi à intimidade do cérebro, um órgão formado por uma infinidade de neurônios que codificam a percepção, a razão, as emoções, os sonhos, a linguagem.
Em A Vida Secreta Da Mente, o cérebro é visto de longe, ali onde o pensamento começa a tomar forma. E ali onde a psicologia se encontra com a neurociência navegaram, em completa promiscuidade de disciplinas, biólogos, físicos, matemáticos, psicólogos, antropólogos, linguistas, engenheiros, filósofos, médicos. E também cozinheiros, magos, músicos, enxadristas, escritores, artistas. A Vida Secreta Da Mente é o resultado dessa mistura.

Deixe uma resposta