Estudos Urbanos: Uma Abordagem Interdisciplinar Da Cidade Contemporânea aproxima um pouco mais a ciência do conhecimento sobre a produção e gestão do espaço urbano. O livro é fiel a seu título, pois a abordagem interdisciplinar é praticada nas coautorias de diversas composições de áreas do conhecimento. Assim, congrega pesquisadores de diversos campos do saber, conforme a organização ainda disciplinar da formação de nível superior, mas que apresentam resultados do desafio da pesquisa interdisciplinar. Estudos Urbanos: Uma Abordagem Interdisciplinar Da Cidade Contemporânea tem o mérito, como diz o título, de organizar em uma mesma publicação diversas abordagens sobre o fenômeno da urbanização contemporânea. Assim, a complexa cidade contemporânea é estudada como um todo e por diversas áreas de conhecimento, com o envolvimento de diversas universidades públicas e privadas, notadamente do Sudeste e Sul do Brasil. Os autores são professores e alunos de diferentes cursos de Pós-Graduação – desde os já conhecidos e de áreas consolidadas como Geografia, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Direito, até novas formulações de cursos que procuram estudar gestão urbana e ambiental, cidade contemporânea, sustentabilidade e questões ambientais. Além desta diversidade de campos de pesquisa, é perceptível que a formação em nível de Graduação também é diversa. Pesquisadores experientes sabem o peso da formação de Graduação nas bases teórico-conceituais, na capacidade de enfrentar desafios colocados pela realidade empírica e nas opções metodológicas no processo de pesquisa, sobretudo em ambiente colaborativo como é o caso das pesquisas relatadas em grande parte dos capítulos, em coautoria. Os profissionais que atuam na construção da cidade contemporânea têm forte compromisso com a atividade prática, exercida logicamente dentro do âmbito das relações do mercado privado, principalmente dentro do arcabouço institucional legal da produção do espaço. Subsiste também a prática de professores pesquisadores alternar ou até conciliar essa atividade com carreira ou cargos de confiança nas instituições públicas. Portanto, as atividades de ensino e pesquisa na Graduação e Pós-Graduação são fortemente voltadas para a inserção do profissional no mercado de trabalho de qualidade superior.

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