Desconstruindo A Web – Desde o momento em que o usuário aperta a tecla Enter do teclado até a página aparecer completamente carregada na tela, ocorre uma série de eventos.
Como o navegador faz a chamada? Como a requisição sai do sistema operacional e chega ao servidor de destino? Como o HTTPS funciona? Como o servidor de aplicação se integra ao framework de desenvolvimento web?
Em Desconstruindo A Web, Willian Molinari nos mostra separadamente cada uma das peças de uma requisição web. Utilizando uma página HTML como exemplo, faremos um estudo unificado e focado no entendimento de como a internet funciona.
Tudo começou com um estudo despretensioso sobre como uma requisição para um site funciona. A ideia era mostrar o máximo possível do que acontecia em uma requisição web, durante uma palestra de 50 minutos.
Depois de 40 horas de estudo e dedicação, os slides da apresentação estavam prontos, mas havia muito mais detalhes nesse conteúdo do que era possível demonstrar naquela mídia e com aquele tempo.
Durante a construção do material, foi possível perceber que há vários estudos isolados e documentos de arquitetura que mostram separadamente cada uma das peças de uma requisição web.
É possível encontrar material sobre como as redes funcionam para entregar o conteúdo de um ponto ao outro, como os protocolos trabalham para encapsular os dados, como é a arquitetura de um framework de desenvolvimento web, como o servidor de aplicação se integra com o framework etc.
Apesar disso, não há nada que mostre, do começo ao fim, o que acontece desde o momento em que o usuário aperta a tecla Enter do teclado até a página estar completamente carregada na tela.
Desconstruindo A Web vem cobrir esse espaço, trazendo um estudo unificado e focado no entendimento de como a internet funciona, utilizando uma requisição de uma página HTML como exemplo. Durante este estudo, vamos passar por diversas áreas de conhecimento distintas.
Passaremos pela criação visual da interface do navegador, pela montagem dos pacotes dentro do kernel do sistema operacional, pelos dispositivos de rede da internet, e até mesmo pela integração do código da aplicação com o servidor web.

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta