Vera Portocarrero (Org.) – Filosofia, História E Sociologia Das Ciências

Filosofia, História E Sociologia Das Ciências representa o crescimento e a profissionalização da área de história das ciências em nosso país.

Vera Portocarrero (Org.) – Filosofia, História E Sociologia Das Ciências: Abordagens Contemporâneas

Coletânea preciosa não somente para os especialistas, mas para todo aquele que pretende se iniciar na pesquisa e se interrogar sobre a natureza da ciência, seus desafios e seus problemas fundamentais.

Filosofia, História E Sociologia Das Ciências reúne diversos especialistas do Brasil e da França na busca de contemplar as “diversas vertentes de pensamento que constituem a fundamentação do atual debate sobre as ciências”, em artigos que questionam as relações das ciências, das técnicas e da sociedade, não de um ponto de vista estritamente “positivista” ou “dogmático”, mas com enfoque histórico-crítico.

E mais: são respeitadas as diferentes perspectivas dos autores, mesmo as conflitantes, por considerar esta ótica não uma contradição, mas uma riqueza a ser oferecida aos leitores.

Não se pretende uma apresentação exaustiva das diferentes abordagens, nem uma resenha sistemática do conjunto da obra dos autores selecionados, mas sim um exercício instigante de leituras originais e tematização de questões que certamente suscitarão novos debates.

Os autores realizam uma dupla tarefa de divulgação e produção de conhecimento, sem dúvida, a melhor demonstração da vitalidade que se anuncia para esta área.

O lançamento de Filosofia, História E Sociologia Das Ciências traz, portanto, múltiplos significados. Representa, entre outros indicadores, o crescimento e a profissionalização da área de história das ciências em nosso país, que acompanha, ainda à distância, seu impressionante desenvolvimento em âmbito internacional.

Filosofia, História E Sociologia Das Ciências é fruto, também, de diretrizes institucionais. É significativo que este livro tenha sido escolhido para integrar o lançamento da Editora da Fundação Oswaldo Cruz.

A FlOCRUZ elegeu a reflexão abrangente sobre as ciências como uma prioridade que se tem traduzido em diversas iniciativas de suas unidades técnico-científicas.

Há uma clara consciência na intuição sobre a necessidade dessa reflexão não apenas para as atividades acadêmicas, mas para a própria compreensão do sentido de seu projeto e inserção social.


Deixe uma resposta