Vanessa Dolce De Faria – Política Externa E Participação Social: Trajetória E Perspectivas
Originalmente uma tese defendida no LXI Curso de Altos Estudos do IRBr, em junho de 2016, a obra, de autoria da conselheira Vanessa Dolce de Faria, traz o tema da participação social na formulação e monitoramento da política externa brasileira.
Apresenta uma análise do caminho de abertura progressiva do Itamaraty aos principais segmentos da sociedade civil, destacando momentos importantes das últimas décadas.
A jovem democracia brasileira é uma conquista de toda a sociedade, para a qual contribuiu inequivocamente sua parcela mais organizada, fortemente comprometida com a consolidação do Estado democrático de direito, do qual a participação social nas políticas públicas é um dos mais efetivos pilares.
Os dilemas que enfrentamos nas organizações e movimentos da sociedade brasileira para exercer o direito à participação recebem no trabalho de Vanessa Dolce de Faria um tratamento sólido e respeitoso.
Estão aqui explícitos os enormes desafios da representatividade, da legitimidade e das condições objetivas necessárias a uma participação social efetiva.
Ao analisar o cenário da participação social na política externa brasileira, resgatando a história e o papel da sociedade civil no processo de redemocratização do país, a autora traça um panorama criterioso de experiências e oportunidades de participação, enfrentando de modo consistente debates caros tanto ao campo governamental quanto ao das organizações.
Da promulgação da Constituição aos dias de hoje, a trajetória das organizações da sociedade civil tem sido diretamente influenciada pela velocidade dos avanços tecnológicos da sociedade em rede.
A revolução digital contemporânea é um elemento central da história e dos desafios atuais das organizações e dos novos coletivos, e suas implicações para o processo de participação social não passam despercebidos no trabalho.
Prover espaços de participação adequados às dinâmi­cas sociais, que permitam potencializar a contribuição da sociedade ao debate e fortalecer políticas públicas como políticas de Estado é o desafio do Estado brasileiro para o qual o presente livro dá uma contribuição contundente e objetiva.

 

Camisa Coração

Deixe uma resposta