Tim Wu – Impérios Da Comunicação: Do Telefone À internet, Da AT&T Ao Google

Telefonia, radiodifusão, cinema, televisão, internet. Os grandes inventores, que iniciaram cada uma dessas ferramentas de comunicação, acreditavam que estavam diante de um meio que iria promover mais integração entre as pessoas e uma maior e mais livre circulação de informação.

A realidade, porem, e bem outra. Traçando uma historia dos meios de comunicação, Tim Wu mostra como essa industria percorre sempre um ciclo, etapas de abertura e de fechamento, esta ultima representada pela formação de grandes monopólios da informação.

A internet seguira essa mesma tendencia? Esta e a grande indagação presente em Impérios Da Comunicação. Para esquentar o debate, o autor recheia a discussão com historias sobre traições, processos na justiça, golpes de executivos de vários setores.

E analisa o mercado atual da internet. Para o autor, por exemplo, iPhone, iPod e iPad são na verdade sistemas voltados para o consumo e não para a produção de conteúdo, resultantes de um acordo entre Steve Jobs, Hollywood, a imprensa de Nova York e a AT&T.

A parcela livre da rede, como os sites colaborativos, conseguira sobreviver sem formar monopólios? Sua resposta para essa pergunta com certeza vai mudar depois da leitura de Impérios Da Comunicação.

A indústria da comunicação obedece a um implacável movimento cíclico: a cada inovação corresponde uma abertura, logo seguida pelo fechamento, representado por monopolização, controle e mesmo censura isso até que outra invenção venha forçar nova abertura, e assim sucessivamente.

Para provar essa ideia, o eminente professor e escritor norte-americano Tim Wu recupera a história das comunicações no século XX.

Em Impérios Da Comunicação, ele nos mostra como os grandes monopólios de telefonia, rádio, cinema, televisão e internet se constituíram, lançando mão de mirabolantes golpes comerciais e jurídicos, envolvendo inventores e altos executivos.

Somando considerações de ordem econômica a uma ampla reflexão sobre o significado da liberdade na era da informação, Impérios da comunicação lança uma desafiadora pergunta: estará a internet em parte ainda livre de monopólios e de regulamentação restritiva condenada a seguir o ciclo de abertura e fechamento das outras mídias?

 

Caneca Lendo Na Árvore | Borda & Alça Colorida

Deixe uma resposta