Este Introdução À Sociologia Da Música compila uma série de conferências ministradas pelo pensador alemão, nas quais reflete sobre as interseções entre arte, história e sociedade. Mais especificamente, nestes textos, o autor lança questionamentos acerca dos processos que compõem as práticas de ouvir, sentir e criar música.
Cada capítulo do livro se destina a um dos muitos aspectos do universo musical. Adorno discorre, por exemplo, sobre a formação do público ouvinte de ópera, o culto contemporâneo à figura do maestro e as disparidades entre a opinião pública e a opinião crítica em relação à música.
Nesta rica obra, o leitor irá encontrar contundentes análises de um dos principais filósofos do século XX.
As preleções que se seguem, acrescidas de discussões subsequentes, foram realizadas no semestre de inverno de I96I/2 na Universidade de Frankfurt; grande parte delas foi transmitida pela rádio Norddeutsche.
Em relação à forma de publicação, sua pré-história talvez não seja algo de todo indiferente. Em I958, o autor aceitou um convite dos Monatshifte suíços para colaborar com um ensaio intitulado “Ideias para uma Sociologia da Música”; mais tarde, acabou por incluí-lo nas Klangfiguren (Figuras sonoras).
Desenvolveu, então, princípios de um trabalho sociológico-musical, sem separá-los das questões acerca do conteúdo; justamente nisto permanece o elemento específico de seu método. Do ponto de vista programático, tal ensaio é sempre obrigatório ao procedimento sociológico-musical do autor.
Imediatamente após o surgimento do ensaio, o sociólogo da música Alphons Silbermann sugeriu de modo gentil sua ampliação sob a forma de um livro. À época, isto não era possível, tanto por causa de outras tarefas quanto por conta da máxima que nos aconselha a não ampliar ulteriormente aquilo que foi desenvolvido apenas de modo exíguo. No entanto, a ideia fortaleceu-se e terminou por se converter na intenção de expor de modo mais detalhado as considerações e os achados sociológico-musicais de maneira totalmente independente do mencionado texto.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta