Thais Cristófaro Silva – Fonética E Fonologia Do Português: Roteiro De Estudos E Guia De Exercícios
Os estudos fonéticos e fonológicos estão presentes nas faculdades de Letras do país. Professores que ministram tais cursos preparavam suas aulas sem contar com um livro teórico e prático de caráter introdutório escrito em português.

Fonética E Fonologia Do Português constitui-se em um livro essencial para os cursos de Letras e também extremamente relevante para alfabetizadores, fonoaudiólogos, estrangeiros que estão aprendendo português e para as pessoas interessadas na variação dialetal do português brasileiro.
O livro Fonética E Fonologia Do Português, de Thaïs Cristófaro Silva, tem por escopo subsidiar a organização e descrição do sistema sonoro das línguas naturais, sobressaindo-se a caracterização das variedades do português brasileiro.

Fonética E Fonologia Do Português compõe-se de introdução, três partes intituladas, respectivamente, “Fonética”, “Fonêmica” e “Modelos Fonológicos”, seguidas da resolução dos exercícios presentes no texto e da bibliografia.

Na introdução são explicados e exemplificados os termos técnicos usados no decorrer das três partes e os postulados teóricos básicos sobre Linguística, linguagem e variação linguística que orientarão todas as discussões ao longo de Fonética E Fonologia Do Português.

Essas noções são enriquecidas com quatro exercícios que abrangem questões como variedades linguísticas do português e diferenciação entre as gramáticas descritiva e prescritiva.

A introdução termina com a exposição sucinta das áreas de ensino de línguas materna e estrangeira, planejamento linguístico-social, tradução e interpretação, dramaturgia, fonoaudiologia, linguagem de sinais, linguística computacional, ciência da telecomunicação, zoo-biologia, linguística forense e linguística indígena, que, segundo a autora, requerem profissionais com formação sólida em linguística, particularmente em fonética e fonologia.

Na primeira parte, além de definir o termo fonética, a autora assinala os princípios orientadores das fonéticas articulatória, auditiva, acústica e instrumental, e procede a uma análise circunstanciada dos sistemas respiratório, fonatório e articulatório e dos órgãos que constituem o aparelho fonador.

 

Caneca Fusquinha Livr’Andante | Borda & Alça Colorida

Deixe uma resposta