Tania Quintaneiro & Outros (Orgs.) – Um Toque De Clássicos

Um Toque de Clássicos é uma introdução à sociologia de Karl Marx, Émile Durkhein e Max Weber, através do estudo de tópicos fundamentais de suas obras.
Um Toque de Clássicos torna acessível ao leitor não familiarizado com o pensamento desses autores os conceitos básicos de seus sistemas teóricos, sem cair em simplificações fáceis ou em distorções ideológicas.
Um Toque de Clássicos oferece uma visão de conjunto, que amplia o foco da análise de forma a incluir não apenas a produção mais conhecida, mas também textos menos divulgados, que são apresentados e discutidos de maneira clara e didática.
Um Toque de Clássicos além de sugerir e discutir sociologia, traz uma síntese sobre os aspectos sociológicos da história, com base em fundamentos de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Um Toque de Clássicos traz separado em 4 principais capítulos a ampla herança literária deixada pelos três pensadores.
A especificidade do trabalho de cada autor, assim como os métodos de estudo de cada um deles. Também traz perspectivas e conceitos da sociologia de cada autor e mostra como elas se diferenciam e as vezes se ligam de tal maneira que se a sociologia pudesse ser descrita em forma geométrica, com certeza seria um triângulo, com um pensador em cada ponta, com suas bases se apoiando.
Um Toque de Clássicos faz referência às transformações que aconteceram através da industrialização e refere-se também aos fatos ocorridos antes da sociologia como ciência.
Foi através de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que os fundamentos da sociologia e a própria sociologia foram estabelecidos como ciência de fato, passado a se transformar em disciplina acadêmica.
A ciência sociológica surgiu para entender os novos modelos de sociedade, seus sistemas organizacionais e seus alicerces.
A obra Um Toque de Clássicos faz uma ligação entre todos os aspectos sociológicos, com as transformações ocorridas pela revolução industrial e como elas afetaram a maneira de viver e pensar.

Deixe uma resposta