Steve Turley – Educação Clássica vs Educação Moderna: A Visão De C. S. Lewis
Descubra a melhor educação que seus filhos podem ter!

Com todas as opções educacionais disponíveis nos dias de hoje, escolher a melhor escola e o melhor currículo para seus filhos pode ser tremendamente desafiador.

Mas e se fosse possível descobrir como é o modelo ideal de educação?
Agora você pode!

C. S. Lewis, o aclamado autor de As Crônicas de Nárnia, nos guia em uma jornada cheia de reviravoltas de descoberta da verdadeira educação, por meio de uma análise de seu livro seminal no tema, A Abolição do Homem.

Você jamais verá educação da mesma forma novamente!

A fim de entender de onde Lewis parte, temos de entender a cultura e a educação da forma como foram compreendidas no mundo ocidental por quase 2 200 anos, de Platão até meados do século 19.

A educação, no sentido clássico do termo, estava inextricavelmente ligada ao que os gregos chamavam de paideia. Usamos um termo semelhante quando levamos nossos filhos ao pediatra.

No mundo greco-romano, o termo paideia carregava significado duplo. Originalmente, paideia fazia referência ao projeto educacional dos gregos que iniciaria o aluno em uma cultura, em uma maneira particular de tornar-se humano, mas acabou se tornando sinônimo do próprio conteúdo dessa cultura, sendo assim o equivalente grego da palavra latina cultura.

Então, a paideia é tanto o conteúdo da cultura quanto o processo educacional pelo qual o indivíduo é iniciado em uma cultura; em suma, o “cultivo da cultura”.
Agora, tal conceito de educação tornou-se muito importante para a civilização cristã emergente.

Isto se dá por causa de um texto-chave em Efésios 6.4, onde Paulo exorta os pais a criarem seus filhos na paideia tou kyriou, a “paideia do Senhor”. Paulo introduz essa ideia de paideia, mas não uma paideia dos gregos ou dos romanos; esta é a paideia do Senhor.

Esta é uma paideia que não é deste mundo, trazendo, portanto, uma cultura literalmente de outro mundo, o próprio mundo do céu. E assim temos cristãos desenvolvendo a concepção greco-romana de paideia de maneiras surpreendentemente novas e sem precedentes.

 

Caneca Mágica Mãe E Bebê Leitoras | Preta

Deixe uma resposta