Silvio Gallo – Pedagogia Libertária

Esse livro é uma coletânea de textos escritos durante os anos de 1990 e nos primeiros anos de 2000, dispersos em revistas e capítulos de livros, que dizem respeito a uma perspectiva libertária em educação.
Sílvio Gallo já havia abordado a temática libertária em dois trabalhos anteriores: Pedagogia do risco (Papirus, 1995), baseada em sua dissertação de mestrado, no qual apresenta uma filosofia da educação anarquista sob a perspectiva do conceito de risco; e Educação anarquista: um paradigma para hoje (Editora da Universidade Metodista de Piracicaba, 1995), no qual mostra os principais pontos de sua tese de doutorado, procurando construir uma filosofia anarquista da educação.
No conjunto de textos aqui apresentados, Gallo nos traz, ao mesmo tempo, um tom acadêmico e um tom panfletário. Acadêmico pelas exigências conceituais que as perspectivas libertárias devem ter como reivindicatória de novas formas de convivência social e não submissa, resistente às ações dos agentes e órgãos hegemônicos. Panfletário pelo posicionamento político não alinhado às tendências dominantes, que convoca à ações imediatas e diretas.
A multiplicidade de diálogos que o autor faz com os pensadores das mais diversas áreas e períodos, principalmente a filosofia e a educação, durante os catorze anos que separam o artigo mais antigo (1992) e o artigo mais recente (2006), contribui para ampliar o leque de possibilidades de ações e perspectivas da educação libertária.
O livro tem os textos agrupados em quatro grandes categorias temáticas. O primeiro grupo apresenta quatro artigos que tratam dos conceitos e da filosofia da educação anarquista.

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